33.3 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 24 setembro, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICODIRETO DE BRASÍLIAEliane Nogueira assume mandato no lugar do filho Ciro Nogueira

Eliane Nogueira assume mandato no lugar do filho Ciro Nogueira

No Senado, Eliane Nogueira prometeu se dedicar aos menos favorecidos
Por CenárioMT com inf. Agência Senado

Tomou posse na tarde desta quarta-feira (28) a senadora Eliane Nogueira (PP-PI), suplente e mãe do titular do mandato, Ciro Nogueira (PP-PI). Por conta do recesso parlamentar, a cerimônia de posse ocorreu na Sala da Presidência do Senado, conduzida pelo 2º secretário da Mesa, senador Elmano Ferrer (PP-PI).

Ciro se afastou do mandato para assumir a Casa Civil da Presidência da República, em substituição ao general Luiz Eduardo Ramos. Este será o primeiro mandato político de Eliane e Silva Nogueira Lima, 72 anos, natural de Teresina (PI). Empresária, ela compôs a chapa de Ciro, eleita em 2018. O segundo suplente é Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano, também do PP, que, em 2020, foi eleito prefeito de Picos (PI).


--Continua depois da publicidade--

A senadora disse que dar continuidade ao trabalho realizado pelo filho é “uma grande honra e muita responsabilidade”. Ela ressaltou que o amor pelo Piauí e a dedicação aos menos favorecidos vão nortear a sua atuação no Senado.

Segundo a Lei das Inelegibilidades (Lei Complementar 64, de 1990), a indicação de parentes à suplência das chapas que concorrem ao Senado não é ilegal. No ano passado, o senador Fabiano Contarato (Rede-ES) apresentou o PLP 253/2020, que visa proibir a eleição de suplentes que sejam cônjuges, companheiros ou parentes dos candidatos. O projeto ainda não foi analisado.

Virgínio

A senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE) se licenciou temporariamente do mandato, dando lugar ao seu segundo suplente, Virginio de Carvalho (DEM-SE). A substituição foi feita em 17 de julho.

Na semana passada, a senadora já havia solicitado uma licença médica de cinco dias para controle de hipertensão.


--Continua depois da publicidade--

— Tive indicação médica para desacelerar e controlar melhor a pressão, mas preferi encerrar o período de esforço concentrado no Senado e só na sexta-feira pedi a licença. Entretanto, me pareceu o momento adequado aproveitar esse período para tirar uma licença maior e poder tratar de assuntos pessoais e familiares que estavam pendentes. Melhor que ocorresse agora do que no que vem, que é um ano eleitoral — explicou a senadora em texto divulgado pela sua assessoria.

Maria do Carmo Alves, que é senadora desde 1999, pediu licença para tratar de assuntos particulares. Atualmente, a parlamentar é titular das comissões de Assuntos Sociais (CAS) e Educação, Cultura e Esporte (CE) e integra duas frentes parlamentares: Antirracismo e dos Senadores dos Estados do Norte e Nordeste.

Virginio de Carvalho é pastor evangélico, mestre em Ciência da Religião e doutor em Teologia. Ele já havia assumido o mandato em duas outras ocasiões: de março de 2008 a janeiro de 2009 e de outubro a dezembro de 2016. Virginio de Carvalho assumiu pela impossibilidade justificada do primeiro suplente, Ricardo Franco, para assumir neste momento.

Redes sociais

107,333FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,040SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Moradores do Bom Jesus participam de pesquisa sobre intervenções urbanas no bairro
setembro 24, 2021
LOGÍSTICA
Trecho da Fico até Lucas do Rio Verde tem pedido de operacionalização feito junto ao Governo Federal
setembro 24, 2021
GUARDA MUNICIPAL EM AÇÃO!
Idoso é detido suspeito de cometer abuso sexual contra criança de 03 anos em Lucas do Rio Verde
setembro 24, 2021
Lucas do Rio Verde
Mais de 1.500 jovens de 19 anos ou mais são vacinados contra a Covid-19
setembro 23, 2021