36.1 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 19 setembro, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICODIRETO DE BRASÍLIADebate sobre consórcios públicos levará dois governadores à CDR

Debate sobre consórcios públicos levará dois governadores à CDR

Por CenárioMT com inf. Agência Senado

A legislação sobre os consórcios públicos (Lei 11.107, de 2005) será debatida em audiência semipresencial nesta segunda-feira (13), às 18h, na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR). Entre os convidados estão os governadores do Piauí, Wellington Dias (PT), e do Maranhão, Flávio Dino (PSB), presidentes, respectivamente, do Consórcio Nordeste e do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal.

Intitulada “Consórcios Públicos: o papel da gestão associada de serviços públicos no desenvolvimento regional”, a mesa de debates será a décima do Ciclo de Debates sobre Desenvolvimento Regional.


--Continua depois da publicidade--

O requerimento é do senador Jaques Wagner (PT-BA). Segundo ele, na justificação da reunião, “os consórcios públicos são considerados ícones de eficiência na administração pública, que possibilitam a prestação de serviços mais vantajosos aos cidadãos”.

Também estão convidados Victor Borges, presidente da Rede Nacional de Consórcios Públicos; e Wilson Cardoso, prefeito de Andaraí (BA) e presidente da Federação Baiana de Consórcios Públicos.

Os consórcios públicos são parcerias sem fins lucrativos criadas por municípios, estados ou Distrito Federal para prestar serviços e desenvolver ações de interesse coletivo. Em tese, a formação de consórcios aumenta a eficiência da administração pública, com o compartilhamento de contratos de concessão, permissão ou autorização de obras ou serviços públicos. Segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM), hoje existem mais de 600 consórcios públicos.

O papel dos consórcios ficou evidenciado na pandemia do novo coronavírus, quando diversos entes federativos se organizaram para viabilizar o atendimento de emergência e a aquisição de insumos e equipamentos médicos.


--Continua depois da publicidade--

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pela telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Redes sociais

107,324FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,037SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Bairro Jaime Seiti Fujii recebe revitalização da sinalização viária
setembro 19, 2021
Lucas do Rio Verde
Sistema Único de Saúde (SUS) completa 31 anos de existência neste domingo
setembro 19, 2021
Lucas do Rio Verde
Pouco mais de 40% dos cadastros de túmulos do Cemitério Municipal foram atualizados
setembro 18, 2021
Lucas do Rio Verde
Lucas do Rio Verde é destaque regional por trabalho desenvolvido pela saúde do homem
setembro 18, 2021