18 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 29 julho, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICODIRETO DE BRASÍLIACPI pode votar 61 requerimentos de informações nesta quinta

CPI pode votar 61 requerimentos de informações nesta quinta

Omar Azis e Renan Calheiros (Mesa) são, respectivamente, o presidente e o relator da CPI
Por CenárioMT com inf. Agência Senado

A CPI da Pandemia pode votar 61 requerimentos de informação sobre temas como compra de vacinas, respiradores e testes para covid-19, financiamento de leitos de UTI, produção de comprimidos de cloroquina e falta de oxigênio e de medicamentos para intubação de pacientes. Os pedidos devem ser votados nesta quinta-feira (6) após o depoimento do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e do presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres.

Os requerimentos cobram informações de oito ministérios: Saúde, Cidadania; Ciência, Tecnologia e Inovação; Comunicações; Defesa; Justiça e Segurança Pública; Mulher, Família e Direitos Humanos e Relações Exteriores. Há ainda pedidos de documentos dirigidos à Presidência da República, ao Tribunal de Contas da União (TCU), à Justiça Federal, ao Ministério Público, à Anvisa, à Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), à Fundação Oswaldo Cruz e às secretarias estaduais e municipais de saúde.


--Continua depois da publicidade--

Um requerimento do presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), pede que o TCU realize auditoria sobre o dinheiro repassado pela União para o enfrentamento do coronavírus. A investigação deve focar os 26 estados, o Distrito Federal, as capitais e os municípios com mais de 500 mil habitantes.

O relator da comissão, senador Renan Calheiros (MDB-AL), pede informações ao Comando do Exército sobre a produção de comprimidos de cloroquina. Ele requer ainda à Presidência da República registros de todas as reuniões realizadas para tratar direta ou indiretamente de qualquer tema relacionado à pandemia.

O senador Humberto Costa (PT-PE) pede informações sobre leitos em hospitais ligados à estrutura do Ministério da Defesa. Segundo ele, enquanto hospitais públicos e privados estão com taxas de ocupação acima de 80%, hospitais militares reservam vagas e deixam até 72% de leitos de covid-19 ociosos.

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) pede informações a estados e municípios sobre a contratação de oxigênio para os hospitais e o fornecimento de equipamentos de proteção individual. Ele quer investigar eventuais erros ou omissões no uso de verba federal para a aquisição dos insumos.


--Continua depois da publicidade--

Até a manhã desta quinta-feira, a CPI da Pandemia já havia votado 126 requerimentos de informação e convocação de testemunhas. Outros 288 pedidos aguardam deliberação do colegiado.

- Publicidade -

Lucas do Rio Verde

VACINAÇÃO CONTRA COVID-19
“Vão ter que esclarecer no MP”, diz secretária sobre pessoas que tomaram dose extra de vacina em Lucas
julho 29, 2021
SAÚDE
Lucas do Rio Verde volta registrar óbito em decorrência da Covid-19
julho 29, 2021