19.2 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 09 maio, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICODIRETO DE BRASÍLIACPI da Pandemia não deve ser palco para revanchismo, diz Marcos Rogério

CPI da Pandemia não deve ser palco para revanchismo, diz Marcos Rogério

Por CenárioMT com inf. Agência Senado

Em pronunciamento nesta quarta-feira (28), o senador Marcos Rogério (DEM-RO) afirmou que a CPI da Pandemia, instalada nesta terça-feira (27) no Senado, não deve servir de palco para discursos e ações revanchistas contra recentes ações anticorrupção, a exemplo da Operação Lava-Jato. A CPI tampouco deve ser vista pela população como um instrumento concreto de combate à crise sanitária, acrescentou o senador. Para esse fim, lembrou, o Senado já conta com uma comissão temporária para acompanhar as ações implementadas pelos governos.

Para ele, a CPI deve atuar de forma séria, inteligente, ampla, “para o bem do Brasil”. Se o colegiado limitar seu trabalho à apuração de fatos de licitude duvidosa, não serão encontrados indícios de corrupção do governo federal no combate à pandemia, garantiu. O mesmo, no entanto, não poderá ser dito em relação aos estados e municípios, pois operações da Polícia Federal indicam que houve irregularidades no uso de dinheiro público encaminhado pela União aos cofres de governadores e prefeitos para o enfrentamento da covid-19, afirmou o senador:


--Continua depois da publicidade--

— Começam a chegar informações de alguns estados e municípios que viveram crises por falta de leitos, medicamentos, oxigênio e outros insumos, que tinham dinheiro federal em suas contas (e muito dinheiro, diga-se de passagem) e que não souberam ou não quiseram gastar para enfrentar a pandemia. 

Marcos Rogério disse ainda que a corrupção em governos anteriores ao de Jair Bolsonaro também gerou muitas mortes no país. Segundo ele, o dinheiro desviado da Petrobras, por exemplo, seria suficiente para equipar o SUS e contratar profissionais de saúde e impedir que o atendimento à população fosse prestado por um “sistema combalido”, que se mostrou fragilizado com a chegada da pandemia.

— Se realmente queremos procurar responsáveis pelas mortes, não podemos nos esquecer dessa tragédia moral e econômica que paralisou o Brasil e tirou dos cofres públicos altíssimas somas de recursos durante vários governos.


- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

CÃES E GATOS
Lucas do Rio Verde: Protetora independente pede ajuda para tratamento de animais
maio 08, 2021
OPORTUNIDADE
Luverdense realiza seletiva para profissionalizar categorias de base
maio 07, 2021