Congresso Nacional fará sessão solene para homenagear 300 anos de Cuiabá

0

Requerimento foi apresentado pelo senador Wellington Fagundes e o deputado Emanuel Pinheiro Neto; evento deve acontecer no Senado

O Congresso Nacional realizará, no dia 5 de abril, sessão solene para comemorar os 300 anos de Cuiabá. A Capital de Mato Grosso foi fundada no dia 8 de abril de 1719. O requerimento foi apresentado pelo senador Wellington Fagundes (PR-MT), líder do Bloco Parlamentar Vanguarda, e pelo deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (PTB-MT). O evento, com convidados, deverá ser realizado no plenário do Senado Federal.

“Cuiabá tem uma rica história, com belezas naturais incríveis, um povo bonito e trabalhador. E ao completar 300 anos, assume o perfil de cidade moderna, com uma população de mais de 600 mil habitantes. É centro político, administrativo, econômico e de serviços do Estado” – disse o senador Wellington Fagundes, ao apresentar o requerimento.

Segundo o senador republicano, Cuiabá conta com uma posição geograficamente estratégica: está localizada no centro da América Latina. Com isso, tem condições de avançar ainda mais no desenvolvimento econômico e social. “Cuiabá reúne todas as possibilidades de se transformar em um grande polo comercial com países como Bolívia, Paraguai a região central do Chile e o próprio Peru, sediando realizações como encontros de negócios, seminários, turismo, entre outros” – observou.

No requerimento apresentado, Fagundes e Emanuel Pinheiro Neto observam que Cuiabá deve receber projetos de infraestrutura que contribuirão para esse novo perfil, proporcionando mais qualidade de vida aos seus moradores e visitantes. Entre eles está a revitalização do Mercado do Porto, inspirado no Mercado Municipal de São Paulo, a construção de parques, e o Cais do Porto.

“Mas é preciso manter vivas as tradições, seu patrimônio histórico e cultural tão fundamentais para a formação da identidade deste povo” – acrescentaram os dois parlamentares, ao justificar a realização da sessão solene.

 

Da Assessoria

Leia também: Resultado das loterias de hoje (25/09/2020)


Amazonia 03 de Junho