29.2 C
Lucas do Rio Verde
terça-feira, 07 dezembro, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICODIRETO DE BRASÍLIAComissão declara Lupicínio Rodrigues e Pixinguinha patronos da MPB

Comissão declara Lupicínio Rodrigues e Pixinguinha patronos da MPB

Por

A Comissão de Educação (CE) aprovou nesta quinta-feira (25) o projeto de lei (PL) 2.151/2019, que declara os compositores Lupicínio Rodrigues (1914-1974) e Pixinguinha (1897-1973) patronos da música popular brasileira (MPB). O texto, do senador Lasier Martins (Podemos-RS), teve parecer favorável do senador Paulo Paim (PT-RS), com emenda. Caso não haja recurso para votação em Plenário, o projeto segue para a Câmara dos Deputados.

O texto inicial previa que o título seria concedido apenas a Lupicínio Rodrigues. Mas o relator acatou sugestão do senador Carlos Portinho (PL-RJ) para incluir Pixinguinha na homenagem.


--Continua depois da publicidade--

Nascido em Porto Alegre, Lupicínio Rodrigues é autor de clássicos da música popular brasileira, como “Nervos de aço”, “Nunca” e “Esses moços, pobres moços”. Para Lasier Martins, a obra poético-musical de Lupicínio Rodrigues faz parte da memória artística e afetiva de várias gerações de brasileiros

— São, sobretudo, sambas-canções, sem exclusão de outros gêneros de nosso cancioneiro, que traduzem inquietação existencial, que tem como traço decisivo a perplexidade e o inconformismo diante dos desencontros amorosos. É um dos compositores mais originais da nossa música popular. Além das inúmeras qualidades do seu trabalho, foi o criador da expressão “dor-de-cotovelo”, que passou a designar um estilo de canção que trata das desventuras amorosas. Um tema no qual Lupicínio foi um criador imbatível — comentou Paim.

Ao apresentar a emenda, Carlos Portinho justificou que Pixinguinha contribuiu para que o choro encontrasse uma forma definitiva na consolidação da música popular brasileira. Nascido no Rio de Janeiro, Alfredo da Rocha Vianna Filho foi maestro, flautista, compositor e arranjador. É autor de sucessos como “Carinhoso”, “Rosa” e “Lamentos”. “A importância do músico é tamanha que em 23 de abril de cada ano comemora-se o Dia Nacional do Choro, data escolhida porque se acreditava ser a de nascimento de Pixinguinha”, justificou Portinho.

Redes sociais

107,348FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,098SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

MEDIDA EMERGENCIAL
Barreiras de contenção de água são removidas para reduzir alagamento da BR 163 em Lucas
dezembro 07, 2021
PROGRAMA CASA VERDE E AMARELA
Projeto que viabiliza construção de 1,5 mil imóveis por meio de programa social em Lucas é aprovado
dezembro 07, 2021
Lucas do Rio Verde
Servidor Público morre após queda de telhado em Lucas do Rio Verde
dezembro 07, 2021
Lucas do Rio Verde
Material lúdico educativo é fornecido ao CAPS e CAM de Lucas do Rio Verde
dezembro 07, 2021