CNU 2025: saiba o número mínimo de acertos para avançar à segunda fase

O Concurso Nacional Unificado (CNU 2025) definiu o mínimo de acertos necessários para candidatos de nível superior e intermediário avançarem para a prova discursiva.

Fonte: CenárioMT

CNU 2025: saiba o número mínimo de acertos para avançar à segunda fase
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Os candidatos do Concurso Nacional Unificado (CNU 2025) tiveram que atingir um número mínimo de acertos na prova objetiva realizada no último domingo (5) para avançar à segunda fase.

Segundo o edital, os candidatos de nível superior precisam acertar 36 questões de conhecimentos gerais e específicos, que correspondem aos blocos temáticos 1 a 7. Para o nível intermediário, referente aos blocos 8 e 9, o mínimo é de 28 acertos.

[Continua depois da Publicidade]

O candidato que não atingir esses índices será eliminado e não aparecerá na classificação final.

Gabarito preliminar e recursos

O gabarito preliminar da prova objetiva foi disponibilizado no site da Fundação Getúlio Vargas, banca responsável pelo CNU 2025, na segunda-feira (6). Os candidatos puderam recorrer do gabarito nos dias 7 e 8 de outubro.

[Continua depois da Publicidade]

Como calcular a nota

Nível intermediário

Para os cargos de nível intermediário, cada acerto vale um ponto. A prova tem 68 questões de múltipla escolha, e a nota final corresponde ao total de acertos, sem ponderação.

Nível superior

Para o nível superior, a prova teve 90 questões, sendo 30 de conhecimentos gerais (1 ponto cada) e 60 de conhecimentos específicos. As questões de conhecimentos específicos têm pontuação ponderada, variando conforme o eixo temático. Cada eixo, com 12 questões, possui peso de 1 a 5, somando 10 pontos ao todo.

Classificação

A classificação do nível superior depende da nota ponderada. Mesmo alcançando o mínimo de acertos, o candidato só avançará à prova discursiva de 7 de dezembro se estiver entre os mais bem colocados. Serão convocados nove candidatos por vaga disponível.

Paridade de gênero

O CNU 2025 garante pelo menos 50% de mulheres entre os classificados para a segunda fase. Caso esse percentual não seja atingido com base na nota objetiva, mais candidatas serão chamadas sem prejudicar quem já atingiu a nota mínima.

Dados do concurso

O CNU 2025 contou com 436.582 candidatos presentes, registrando 42,8% de abstenção entre os inscritos confirmados (761.545). O concurso oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais, sendo 3.144 para nível superior e 508 para nível intermediário, incluindo 2.480 vagas imediatas e 1.172 para preenchimento em curto prazo após homologação dos resultados.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gabriela Cordeiro Revirth, independente jornalista e escritora, é uma pesquisadora apaixonada de astrologia, filmes, curiosidades. Ela escreve diariamente para o Portal de Notícias CenárioMT para partilhar as suas descobertas e orientar outras pessoas sobre esses assuntos. A autora está sempre à procura de novas descobertas para se manter atualizada.