30.7 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 26 setembro, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICODIRETO DE BRASÍLIACE homenageia Jaú (SP) como capital da prevenção do câncer

CE homenageia Jaú (SP) como capital da prevenção do câncer

O relator da proposta foi o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), que é médico
Por CenárioMT com inf. Agência Senado

A Comissão de Educação (CE) aprovou, nesta quinta-feira (2), projeto de lei que concede o título de Capital Nacional da Prevenção do Câncer ao município de Jaú (SP) (PLS 277/2018). O texto segue para a Câmara dos Deputados.

A proposta foi da ex-senadora Marta Suplicy (SP), que fez a homenagem lembrando que a cidade realiza, desde 1994, um bem-sucedido programa de prevenção do câncer de colo de útero. A cidade conseguiu zerar a mortalidade por essa modalidade de câncer, que antes fazia 10 vítimas a cada grupo de 100 mil mulheres. 


--Continua depois da publicidade--

O programa é realizado em parceria com o Hospital Amaral Carvalho. As ações envolvem campanhas educativas permanentes, coleta de exames preventivos, capacitação de profissionais de enfermagem, treinamento de agentes comunitários de saúde e mobilizações para a vacinação de adolescentes contra o HPV (vírus que causa a maioria dos cânceres de colo do útero).

O relator foi o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), que é médico. Ele alertou, no seu parecer, que o câncer do colo do útero evolui de forma assintomática e o tratamento tem poucas chances de sucesso se a doença for detectada em estágio avançado. Por isso, a conscientização é fundamental. Ele também destacou que o Amaral Carvalho é um centro de referência em oncologia para toda a América Latina, com mais de 50 anos dedicados à prevenção, tratamento e cura de câncer.

“Com a visibilidade que a concessão do título trará a Jaú, espera-se que seja incentivada a implantação de ações semelhantes em todos os municípios do país”, escreveu o senador.

Redes sociais

107,341FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,040SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

TRISTEZA NA PEDREIRA
Bombeiros resgatam corpo de homem que se afogou em Lucas do Rio Verde
setembro 26, 2021
Lucas do Rio Verde
Corrida Setembro Amarelo é marcada pela alegria e boa participação dos luverdenses
setembro 26, 2021
LUTO
Caminhoneiro que residia em Lucas do Rio Verde é encontrado morto no interior do Paraná
setembro 26, 2021
Lucas do Rio Verde
PRIMEIRA DOSE - Luverdenses de 18 anos completos ou mais são convocados para vacinação contra a Covid-19
setembro 25, 2021