33.1 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 24 junho, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICODIRETO DE BRASÍLIACDR discute retomada do turismo no pós-pandemia nesta segunda-feira

CDR discute retomada do turismo no pós-pandemia nesta segunda-feira

A Comissão de Desenvolvimento Regional irá realizar dois debates nesta segunda para discutir impactos da crise sanitária: um no setor de aviação civil; outro, no segmento de agências e navios de cruzeiros
Por CenárioMT com inf. Agência Senado

Nesta segunda-feira (24), a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) realiza mais duas etapas do ciclo de debates que avalia os efeitos da pandemia sobre o setor de turismo no Brasil, um dos mais prejudicados com a crise sanitária que teve início em março de 2020.

O primeiro debate terá início às 18h, com o tema “Setor aéreo e turismo: cenário atual e desafios para o período pós-pandemia”, e contará com as presenças do secretário nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões do Ministério do Turismo, Lucas Fiuza; do presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz; e do diretor nacional da Associação Internacional de Transportes Aéreos no Brasil (Iata), Dany Oliveira.


--Continua depois da publicidade--

Em seguida, será debatido o tema “Segmento das operadoras, agências e navios de cruzeiros: cenário atual e desafios para o período pós-pandemia”. Entre os convidados estão o presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), Roberto Haro Nedelciu; e o presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil), Marco Ferraz, entre outros a serem ainda confirmados.

O setor de turismo sofreu forte impacto em razão das medidas de restrição de circulação de pessoas no início da pandemia. O setor aéreo encabeçou o desempenho negativo, perdendo 50,8% do faturamento anual em 2020, tendo sido responsável por 16,2 pontos percentuais da retração de 33% do turismo como um todo. No auge da crise da covid-19, a oferta de aviões chegou a cair 95%, de acordo com os dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). No Brasil, as perdas calculadas pelo cancelamento da temporada de cruzeiros marítimos — a partir de estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para a temporada 2019/2020 — chegam a R$ 2,62 bilhões e 39,5 mil empregos deixaram de ser gerados.

A CDR é presidida pelo senador Fernando Collor (Pros-AL), que propôs a realização do ciclo de debates. Ao todo, estão previstos oito encontros, sempre às segundas. A abertura ocorreu em 10 de maio, com as mesas-redondas sobre “Os efeitos da pandemia sobre o setor de turismo no Brasil, cenário atual e perspectivas” e “Os efeitos da pandemia sobre os segmentos de resorts e hotéis no Brasil: panorama atual, desafios e perspectivas”. O segundo debate ocorreu em 17 de maio e teve como tema “Os Efeitos da Pandemia sobre o Segmento de Eventos Corporativos: panorama atual, desafios e perspectivas”.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
senado.leg.br/ecidadania

- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Campanha de doação de sangue será realizada neste sábado (26) em Lucas do Rio Verde
junho 24, 2021
Lucas do Rio Verde
PRIMEIRA DOSE - Pessoas com 52 anos completos são incluídas na vacinação de sexta-feira (25) em Lucas do Rio Verde
junho 24, 2021