26.2 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 27 setembro, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICODIRETO DE BRASÍLIAAprovada criação do Dia Nacional da Música e Viola Caipira

Aprovada criação do Dia Nacional da Música e Viola Caipira

Por CenárioMT

O dia 13 de julho pode se tornar o Dia Nacional da Música e Viola Caipira. A Comissão de Educação (CE) aprovou, nesta segunda-feira (23), o Projeto de Lei (PL) 399/2019, do deputado João Daniel (PT-SE), que cria a data comemorativa. O relator da proposta, o senador Izalci Lucas (PSDB-DF), deu voto favorável à homenagem desse gênero musical tipicamente brasileiro.

A escolha do dia 13 de julho é uma homenagem ao nascimento de Cornélio Pires, jornalista, escritor, folclorista e importante etnógrafo da cultura caipira e do dialeto caipira. Foi por seu esforço que, em 1928, as primeiras gravações dos genuínos caipiras foram transformadas em discos.


--Continua depois da publicidade--

— A música caipira é genuinamente brasileira e mostra toda a riqueza da diversidade cultural nacional e regional. A viola caipira é o símbolo dessa tradição que mantém raízes profundas na cultura brasileira. Como bem argumenta o autor da proposta, deputado João Daniel, o gênero musical possui grande valor para a preservação da memória popular do interior do país, uma vez que suas letras são o registro histórico e artístico da vida do homem do campo e de sua relação com a natureza — afirmou Izalci.

A senadora Daniella Ribeiro (PP-PB) sugeriu incluir os repentistas na proposição, mas os senadores concluíram que a música caipira estava mais relacionada ao sertanejo enquanto o repentista é uma tradição do Nordeste. A senadora decidiu analisar a possibilidade de apresentar um outro projeto tratando do tema.

— Tudo faz crer que são coisas distintas: a música caipira e o repente nordestino, que é cantado, que tem a disputa. Então, gente aprova esse projeto assim como está e a senadora Daniella apresenta outro. Talvez seja o caminho mais prático — sugeriu o presidente da CE, senador Marcelo Castro (MDB-PI).

A proposta agora segue para votação no Plenário do Senado.


--Continua depois da publicidade--

Redes sociais

107,349FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,041SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

AUDIÊNCIA PÚBLICA
Lucas: Vereadores e profissionais da educação discutem mudanças na escolha de gestão escolar
setembro 27, 2021
chegada dos trilhos em Lucas
Lucas do Rio Verde poderá se tornar grande centro tecnológico, afirma Marino Franz
setembro 27, 2021
Confira programação!
Covid-19: Confira quem está sendo vacinado em Lucas do Rio Verde nesta semana
setembro 27, 2021
Câmara de Lucas do Rio Verde aprova cessão estrutura de comunidade rural para empresa que constrói usina hidrelétrica
setembro 27, 2021