32.4 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 24 outubro, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICOCPI ouve diretor da Prevent Senior, acusada de ocultar mortes em estudo...

CPI ouve diretor da Prevent Senior, acusada de ocultar mortes em estudo sobre cloroquina

Por Gustavo Garcia, G1

A CPI da Covid ouve nesta quarta-feira (22) Pedro Benedito Batista Júnior, diretor-executivo da empresa de plano de saúde Prevent Senior.

O depoimento de Batista Júnior estava previsto para a última quinta-feira (16), mas ele não compareceu. Na semana passada, o diretor-executivo da Prevent Senior obteve no Supremo Tribunal Federal (STF) o direito de não responder a perguntas dos senadores que possam incriminá-lo.


--Continua depois da publicidade--

A CPI da Covid investiga se o plano de saúde Prevent Senior ocultou mortes de pacientes em estudo realizado para testar hidroxicloroquina, associada à azitromicina, para o tratamento da Covid-19.

A Comissão recebeu um dossiê com uma série de denúncias de irregularidades, elaborado por médicos e ex-médicos da Prevent. O documento informa que a disseminação da cloroquina e outras medicações ineficazes contra a Covid-19 foi resultado de um acordo entre o governo Jair Bolsonaro e a Prevent.

O estudo foi divulgado e enaltecido por Bolsonaro, como exemplo de sucesso do uso da hidroxicloroquina. Ele postou resultados do estudo e não mencionou as mortes de pacientes que tomaram o medicamento.

Em pronunciamento durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta terça-feira (21), Bolsonaro voltou a defender tratamento ineficaz contra o novo coronavírus.


--Continua depois da publicidade--

Em nota, a operadora negou e repudiou as denúncias, e disse que está tomando medidas para investigar quem, segundo a empresa, “está tentando desgastar a imagem da Prevent Senior”.

Pressão sobre médicos

A Prevent Senior também é acusada de pressionar médicos a recomendar remédios ineficazes contra a Covid-19.

Segundo o Sindicato dos Médicos de São Paulo, o plano teria coagido médicos a declararem que receitaram o chamado “Kit Covid”, com drogas ineficazes, por livre e espontânea vontade.

Médicos, que trabalharam na empresa durante a pandemia, afirmam que eram obrigados a prescrever aos pacientes a medicação que não funciona.

Os senadores cobrarão de Pedro Benedito Junior explicações sobre essas denúncias.

Assédio

O autor do requerimento de convocação de Pedro Benedito Júnior, o senador Humberto Costa (PT-PE) afirmou que o diretor da Prevent Senior precisa explicar à CPI “as razões que motivaram a distribuição e prescrição do ‘kit covid’, a despeito da ausência de comprovação científica de eficácia”.


--Continua depois da publicidade--

Costa diz que a CPI tem recebido denúncias de “diversos usuários” de que pacientes da operadora de plano de saúde são “assediados” para utilizarem o kit que, entre outras drogas ineficazes, é composto por cloroquina.

“Essa empresa insiste e assedia os pacientes com essa medicação sem eficácia. Se fazem isso com quem está em casa, imagine quem está internado com Covid-19”, diz trecho de uma mensagem que a CPI recebeu, segundo Humberto Costa.

“Minha companheira testou positivo ontem e, ao passar pela consulta, o médico disse que era protocolo da empresa oferecer o kit. Ela recusou. Mais tarde, em casa, recebeu um telefonema de um funcionário insistindo em que ela aceitasse tomar o kit com cloroquina, porque era o único remédio para isso e, se a doença ficasse pior, não tinha o que fazer a não ser entubar”, afirma outro trecho da mensagem citada pelo petista.

A recomendação e a aposta em medicamentos ineficazes por parte, principalmente, de políticos é uma das linhas de investigação da CPI.

O relatório elaborado por um grupo de juristas afirma que o presidente Jair Bolsonaro pode ter cometido crime de responsabilidade ao promover aglomerações; incentivar o uso de produtos comprovadamente ineficazes contra a Covid, como cloroquina e ivermectina; ao e criticar o isolamento social.


--Continua depois da publicidade--
Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.

Redes sociais

107,346FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,068SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
McDia Feliz em Lucas do Rio Verde arrecada R$ 35 mil para ajudar entidades de tratamento contra o câncer
outubro 24, 2021
Lucas do Rio Verde
Atendimentos do TeleLucas estão suspensos a partir de segunda-feira (25)
outubro 23, 2021
Lucas do Rio Verde
Vice-prefeito assume a Prefeitura de Lucas do Rio Verde por 10 dias
outubro 23, 2021
Lucas do Rio Verde
Covid-19: Veja escala da 3ª dose em Lucas do Rio Verde
outubro 23, 2021