CNU 2025 classifica 42,5 mil candidatos para a prova discursiva

O Ministério da Gestão e a FGV divulgaram a lista com mais de 42 mil classificados para a segunda fase do CNU 2025, marcada para 7 de dezembro.

Fonte: CenárioMT

CNU 2025 classifica 42,5 mil candidatos para a prova discursiva
CNU 2025 classifica 42,5 mil candidatos para a prova discursiva - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) anunciaram que 42.499 candidatos foram classificados para a segunda fase do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025), conhecida como a prova discursiva. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (12).

Chamado de “Enem dos Concursos”, o certame oferece 3.652 vagas em 32 órgãos do governo federal, com aprovados em todas as 27 unidades da federação. A prova discursiva será aplicada em 7 de dezembro.

[Continua depois da Publicidade]

Consulta de resultados

Os candidatos podem verificar seus resultados individuais, listas de classificação e espelhos dos cartões de resposta na página oficial do concurso, mediante login com CPF e senha da plataforma Gov.br. Também estão disponíveis as notas mínimas exigidas para cada cargo e modalidade de concorrência, além dos gabaritos definitivos e respostas aos recursos interpostos.

Classificação e etapas

Nos resultados, cada participante pode conferir sua situação na prova objetiva:

[Continua depois da Publicidade]
  • Aprovado e classificado: atingiu a pontuação mínima e foi convocado para a prova discursiva;
  • Aprovado e não classificado: obteve acertos mínimos, mas não alcançou a nota necessária para avançar;
  • Eliminado: não atingiu os critérios previstos no edital.

Convocações

O MGI deve publicar até o fim da semana o edital de convocação para a prova discursiva, que ocorrerá em 7 de dezembro. Serão divulgados também editais referentes à avaliação de títulos, verificação de autodeclaração de cotas raciais e indígenas, e caracterização de deficiência.

Os candidatos com deficiência serão avaliados por equipe multiprofissional, conforme documentação enviada no momento da inscrição.

Detalhes do CNU 2025

As provas objetivas foram aplicadas em 228 municípios do país no dia 5 de outubro. Do total de vagas, 3.144 são para cargos de nível superior e 508 de nível intermediário. O concurso também formará um cadastro reserva para futuras nomeações.

Segundo o MGI, 2.480 vagas serão preenchidas imediatamente, e outras 1.172 terão provimento no curto prazo, após a homologação dos resultados. Os cargos estão organizados em nove blocos temáticos, com possibilidade de inscrição para diferentes funções dentro de um mesmo grupo.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gabriela Cordeiro Revirth, independente jornalista e escritora, é uma pesquisadora apaixonada de astrologia, filmes, curiosidades. Ela escreve diariamente para o Portal de Notícias CenárioMT para partilhar as suas descobertas e orientar outras pessoas sobre esses assuntos. A autora está sempre à procura de novas descobertas para se manter atualizada. Envie sua sugestão para o e-mail [email protected]