Câmara do Rio aprova criação da Zona Sudoeste sem aumento de IPTU

Projeto de lei que altera a divisão territorial do Rio de Janeiro foi aprovado e aguarda sanção do prefeito, garantindo que não haverá aumento de impostos.

Fonte: CenárioMT

Câmara do Rio aprova criação da Zona Sudoeste sem aumento de IPTU
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou nesta quinta-feira (14) o projeto que institui a Zona Sudoeste da cidade. A proposta recebeu 31 votos favoráveis, dois contrários e quatro abstenções, e segue agora para sanção ou veto do prefeito Eduardo Paes.

A nova Zona Sudoeste abrange os bairros Anil, Barra da Tijuca, Camorim, Cidade de Deus, Curicica, Freguesia, Gardênia Azul, Grumari, Itanhangá, Jacarepaguá, Joá, Praça Seca, Pechincha, Rio das Pedras, Recreio dos Bandeirantes, Tanque, Taquara, Vargem Grande, Vargem Pequena e Vila Valqueire.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo o autor do projeto, vereador Dr. Gilberto (SD), a iniciativa surgiu após a criação da Zona Oeste em 2021, que deixou de fora esses 20 bairros.

“O objetivo principal desse projeto é qualificar a expansão urbana e, principalmente, a distribuição espacial desses bairros que ficaram sem qualquer zoneamento. Nada será alterado, as regiões administrativas serão as mesmas, os bairros continuarão na AP4 [Área de Planejamento], não ocorrerão despesas extras, ordenadas ou não pelo Poder Executivo”, explicou Dr. Gilberto.

Sem aumento de impostos

O vereador informou que, junto com o presidente da Casa, Carlo Caiado (PSD), consultou a Secretaria Municipal de Fazenda sobre a possibilidade de aumento do IPTU.

[Continua depois da Publicidade]

“Tivemos uma resposta hoje por ofício, garantindo que não haverá aumento do IPTU, considerando que não estamos aumentando regiões administrativas nem a AP4”.

Críticas

O vereador Pedro Duarte (Novo) expressou ceticismo quanto aos benefícios do projeto.

“Acredito que o projeto fragmenta mais a cidade. O nosso esforço tem que ser mais no sentido de integrá-la mais e não fragmentá-la. Fora que já temos uma divisão oficial da cidade, que são as áreas de planejamento do município”, afirmou.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.