21.6 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 01 dezembro, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICOBarroso envia à PGR pedido de apuração de 'live' de Bolsonaro com...

Barroso envia à PGR pedido de apuração de ‘live’ de Bolsonaro com mentira sobre vacina e Aids

Por Márcio Falcão e Fernanda Vivas, TV Globo

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luis Roberto Barroso enviou à Procuradoria-Geral da República (PGR) nesta segunda-feira (25) um pedido de investigação sobre a live do presidente Jair Bolsonaro que incluiu a divulgação de uma associação mentirosa entre as vacinas contra Covid e o risco de contrair Aids.

Bolsonaro ainda não é investigado formalmente. A decisão de Barroso é praxe nesse tipo de caso, já que cabe à PGR a investigação de políticos com foro privilegiado na Corte. Cabe à PGR avaliar se há elementos para pedir uma abertura de inquérito para apurar o caso.


--Continua depois da publicidade--

O ministro analisa uma ação apresentada por parlamentares do PT, PSOL e PDT que acionaram o Supremo após a associação falsa e sem qualquer respaldo científico.

Bolsonaro deu a declaração em uma live que foi ao ar na quinta-feira (21). Entre a noite de domingo (24) e a tarde desta segunda (25), o Facebook e o YouTube retiraram a gravação do ar.

No vídeo, Bolsonaro menciona uma notícia falsa que diz que relatórios oficiais do Reino Unido teriam sugerido que as pessoas totalmente vacinadas estariam desenvolvendo a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (AIDS) “muito mais rápido do que o previsto”.

Na ação enviada ao STF, os parlamentares disseram que o fato de Bolsonaro disseminar mentiras sobre a vacinação é um “desrespeito” com as famílias que tiveram perdas de entes pela Covid.


--Continua depois da publicidade--

“O presidente da República mentir sobre a vacinação – utilizando um site conspiracionista e conhecido pelas fake news – além de um ato criminoso, é um absoluto desrespeito para com o país e com as famílias enlutadas”, escreveram.

Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.

Redes sociais

107,360FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,093SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Em Lucas
Polícia investiga furto de carga de materiais recicláveis avaliada em R$ 15 mil
novembro 30, 2021
SUSPEITO DO PÁLIO PRETO
Homem com diversas passagens é preso após roubo em Lucas do Rio Verde
novembro 30, 2021
EDUCAÇÃO
Assessoria Pedagógica de Lucas do Rio Verde será transformada em Núcleo Regional de Educação 
novembro 30, 2021
Lucas do Rio Verde
Celebrações de Ano Novo em Lucas do Rio Verde não serão realizadas por precaução sanitária
novembro 30, 2021