18.8 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 15 maio, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICOAlerta de nova temporada de seca assusta povos tradicionais do Pantanal

Alerta de nova temporada de seca assusta povos tradicionais do Pantanal

Em debate com deputados, pesquisadora apontou risco de queimadas em áreas preservadas do fogo no ano passado
Por Redaçao CenarioMT com inf. Ag camara

A Embrapa desenvolveu um sistema de alerta de risco para incêndio no Pantanal (Saripan) baseado em dados climáticos, como quantidade de chuva, velocidade do vento e umidade relativa do ar. No entanto, a pesquisadora revelou que a medição tem sido prejudicada pela falta de manutenção em algumas estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e também do Serviço Geológico do Brasil CPRM, responsável pela medida do nível dos rios.

Com os dados disponíveis, Balbina Soriano apontou risco de aumento da devastação no Pantanal diante da possibilidade de queimadas em áreas preservadas do fogo no ano passado. “Sub-regiões como Miranda, Aquidauana e Porto Murtinho queimaram muito em 2019, não queimaram em 2020 e, se a gente tiver essa condição de seca em 2021, é bem provável que possam queimar novamente”, disse.


--Continua depois da publicidade--

Para a coordenadora da Comissão Externa sobre Queimadas nos Biomas, deputada Professora Rosa Neide (PT-MT), a baixa cobertura do Pantanal por estações meteorológicas e de nível de rios é grave e precisa de rápida solução. “Não podemos ficar sem esses dados no momento em que estamos saindo de uma situação traumática, que foram os incêndios, e entrando em um período de seca prolongada”, afirmou.

Relatos
Rosa Neide também anunciou que o colegiado vai cobrar formalmente da Funai, da Fundação Palmares e dos governos do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul informações sobre as providências adotadas para amparar as comunidades tradicionais prejudicadas pelas queimadas de 2020. A decisão foi tomada depois de ouvir relatos como o de João Bispo, da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq).


© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

POLÍCIA
Morador de Lucas do Rio Verde cai em golpe e tem prejuízo de mais de R$ 25 mil
maio 14, 2021
SAÚDE
Lucas do Rio Verde é 2º na classificação regional e sobe para 41º no ranking estadual em vacinação contra Covid-19
maio 14, 2021