TRE e SESP se reúnem para tratar do Plano de Segurança Orgânico que será aplicado no prédio do Tribunal e na Casa da Democracia, no dia da eleição

Fonte: CENÁRIOMT

1 293

 

A Justiça Eleitoral de Mato Grosso e uma equipe multidisciplinar da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP-MT) se reuniram, nesta terça-feira (27), para tratar do Plano de Segurança Orgânico, que será aplicado no dia da eleição (15 de novembro), exclusivamente, no prédio do TRE-MT e na Casa da Democracia.

 

Este ano, por conta da Pandemia, a apuração e totalização das eleições: Municipal de Cuiabá e da Suplementar para um cargo de Senador(a) será realizada na Sede do Tribunal, situado na Avenida Historiador Rubens de Mendonça. O espaço abrigará também os trabalhos da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica. Já o cadeião funcionará nas dependências da Casa da Democracia.

[Continua depois da Publicidade]

 

Por parte da Justiça Eleitoral participaram da reunião membros do Grupo de Trabalho (GT – Eleições 2020) responsável por definir e acompanhar as ações voltadas à realização dos processos de apuração e totalização das eleições 2020 na Secretaria do TRE-MT e anexo Casa da Democracia, bem como a consultora do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), Silvia Adriana Zanchett. A equipe multidisciplinar da SESP-MT estava composta por representantes das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, da Politec, da Casa Civil e da Secretaria Adjunta de Inteligência.

 

Ao iniciar a reunião, o presidente do GT – Eleições 2020, Richardson de Jesus Amaral Mello, apresentou a equipe multidisciplinar da SESP como será a logística de credenciamento, recebimento dos materiais de votação e das urnas eletrônicas e da utilização dos estacionamentos e ainda, informou em quais locais na Sede do Tribunal e na Casa da Democracia ocorrerá a apuração e totalização da Eleição Municipal de Cuiabá, da Eleição Suplementar para o Senado, a Votação Paralela e o Cadeião. “Tudo foi pensando e distribuído de forma a otimizar o espaço disponível da melhor forma a atender a necessidade de todas as linhas de frente e acima de tudo, garantindo a adoção dos protocolos sanitários necessários a prevenir do contágio do Covid-19”.

 

Após ouvir a apresentação do GT Eleições 2020, a equipe multidisciplinar da SESP solicitou a Justiça Eleitoral um relatório contendo todas as ações que serão empreendidas no dia da eleição, tanto na Secretaria do Tribunal quanto na Casa da Democracia.

 

“Com base nesse material iremos definir o Plano de Segurança Orgânico, que é um trabalho complexo, de dias. Cada fase a ser executada pela Justiça Eleitoral no dia da eleição nos locais indicados precisa ser analisada de forma minuciosa com o objetivo de verificar os riscos e após, apresentar as soluções que serão empreendidas.  Faremos uso do bom senso e a experiência para traçarmos esse Plano”, garantiu a equipe.