36.5 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 27 setembro, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICOAL-MTProposta determina estadualização de trecho da BR-358

Proposta determina estadualização de trecho da BR-358

Por CENÁRIOMT

Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) o Projeto de Lei 647/2021 que dispõe sobre a estadualização de um trecho na região do Araguaia. A estrada liga o entroncamento da BR-158, KM 706.5, de Barra do Garças a Nova Xavantina, até o entroncamento com a MT-326, na Vila do Calcário, em  Cocalinho.

Na proposta, o primeiro-secretário da ALMT, deputado Eduardo Botelho (DEM), autor do projeto, destaca a importância da iniciativa para a região. Cita Barra do Garças como um polo econômico que compõe o Consórcio Intermunicipal Econômico, Social e Ambiental Portal do Araguaia, junto com mais oito municípios, que carecem de atenção do governo do estado, especialmente, na infraestrutura e logística. E ressalta que o escoamento da produção é um dos entraves em decorrência à falta de investimentos à malha viária.


--Continua depois da publicidade--

Botelho alerta que a região possui áreas de pastagens degradadas que precisam ser recuperadas, por meio de técnicas agrícolas, correção e manejo apropriado do solo.

“Essa preocupante situação vem causando estagnação econômica e social, danos ambientais e desvalorização patrimonial. É necessário que o estado contribua para melhorar as condições, superando a grande deficiência logística regional, para que possamos ter trafegabilidade para transportar insumos, principalmente calcário, fundamental para a correção de solo e posterior integração da agricultura e pecuária, além do transporte de implementos e escoamento da safra”, justifica o deputado.

Reconhece os investimentos que o governo está fazendo nas MT-100 e MT-110, e com recursos oriundos do Fethab, os municípios fazem a manutenção nas rodovias vicinais. Contudo, destaca, essa região depende da aquisição de calcário dos municípios goianos, pelo simples fato de não ter acesso a jazida de calcário dolomítico mais próxima, situada em Cocalinho.

“Esse fato gera enormes transtornos logísticos, econômicos e de evasão de divisas. Ao longo dos anos, por iniciativa própria, os proprietários rurais investiram cifras significativas para a abertura de estrada, compreendida entre a BR-158, KM 706.5, à direita, margeando o lado direito do Rio Pindaíba (100 km aproximadamente), encontrando a MT-411 para chegar na jazida de calcário de Cocalinho (70 km).


--Continua depois da publicidade--

Cita, ainda, que nos últimos anos, o trecho pertencente a Barra do Garças vem sendo mantido trafegável, inclusive com a construção de uma ponte de concreto mono via com extensão de 50 metros na divisa com Araguaiana. O restante do trecho, inclusive a MT-411, não possui condições de tráfego pesado, permanecendo intransitável para qualquer veículo no período chuvoso na região.

“É importante salientar que o primeiro trecho da rodovia não é estadual, o qual solicitamos o empenho à estadualização, para que assim possa de forma conjunta, sanar o grave problema, contribuindo com o desenvolvimento da região, proporcionando aos produtores melhorias nas condições de trafegabilidade, diminuição de custos e geração de divisas para os municípios envolvidos de Mato Grosso”, diz trecho do projeto.

Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.

Redes sociais

107,347FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,041SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

chegada dos trilhos em Lucas
Lucas do Rio Verde poderá se tornar grande centro tecnológico, afirma Marino Franz
setembro 27, 2021
Confira programação!
Covid-19: Confira quem está sendo vacinado em Lucas do Rio Verde nesta semana
setembro 27, 2021
Câmara de Lucas do Rio Verde aprova cessão estrutura de comunidade rural para empresa que constrói usina hidrelétrica
setembro 27, 2021
Lucas do Rio Verde
Creche Anjo da Guarda será ampliada em Lucas do Rio Verde
setembro 27, 2021