28.4 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 12 junho, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICOAL-MTProjeto que impede taxação de subproduto de milho é aprovado pela ALMT

Projeto que impede taxação de subproduto de milho é aprovado pela ALMT

Por CENÁRIOMT

A Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT) aprovou,  durante a sessão ordinária de quarta-feira (19), em segunda votação, o Projeto de Lei 684/2019 – que veda a tributação de subprodutos originados no processamento de etanol de milho (DDG e WDG)

Proposto pelo deputado estadual Xuxu Dal Molin (PSC), o PL acrescenta novo dispositivo ao artigo 7º da Lei Nº 7.263/2020, o qual tem por finalidade dirimir as discussões acerca da não incidência do subproduto de milho ao Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab).


--Continua depois da publicidade--

Utilizado como fonte de alimento protéico para nutrição animal, o grão de destilaria seco (DDG) e o grão de destilaria úmido (WDG) têm sido uma alternativa para reduzir custos e garantir a competitividade do setor produtivo em Mato Grosso.

Segundo a União Nacional do Etanol de Milho (UNEM), para cada tonelada de milho processado, são produzidos em torno de 300 quilos de grão de destilaria seco. A estimativa de produção nesta safra é superior a 1,8 bilhão de toneladas.

“Em pouco tempo, Mato Grosso terá três novas usinas de etanol de milho em atividade. O aumento da produção e da oferta do produto tende a influenciar no crescimento da agropecuária, entre outros setores produtivos. Ao tributar este segmento, estamos desestimulando a produção de combustível limpo, além da geração de emprego e renda”, avalia Xuxu Dal Molin.

“Não poderia deixar de agradecer o empenho dos demais deputados que entenderam a importância e votaram favoráveis a aprovação do projeto”, enfatizou o parlamentar. O projeto de lei segue para a sanção do governador Mauro Mendes.


--Continua depois da publicidade--

Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Estrutura esportiva de Lucas do Rio Verde é destaque durante competição de futsal
junho 12, 2021
COPA DO BRASIL DE FUTSAL
Equilibrado, confronto entre G.Santos x Juventude é decidido nos últimos segundos da prorrogação
junho 12, 2021