26.4 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 23 setembro, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICOAL-MTProjeto de lei que incentiva a leitura é apresentado em Mato Grosso

Projeto de lei que incentiva a leitura é apresentado em Mato Grosso

Por CENÁRIOMT

O deputado estadual Paulo Araújo (Progressistas) correlacionou alguns pontos importantes que a leitura proporciona aos cidadãos, tais como: o aumento da concentração, fortalecimento do pensamento crítico, exercício do cérebro e a estimulação da criatividade, o parlamentar, diante dessa informação, apresentou Projeto de Lei n° 736/21 de sua autoria, durante sessão plenária na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) na última quarta-feira (25), que institui e inclui no calendário oficial do estado o “Abril Laranja”, mês de valorização da leitura, cujo mês se comemora o nascimento do patrono de literatura infantil brasileira o escritor Monteiro Lobato.

“A finalidade do Abril Laranja é levar o conhecimento e informação às pessoas sobre a importância da leitura na formação do cidadão e da sociedade. Para tanto, é necessária que se tenha politicas públicas de incentivo à leitura e a inclusão de novos leitores a esta prática tão prazerosa e recompensadora”, disse Paulo Araújo.


--Continua depois da publicidade--

Consta na matéria que, sempre que for possível, será procedida a iluminação em laranja e aplicação do símbolo da campanha ou a sinalização nas edificações públicas estaduais de forma a remeter ao tema durante o mês de abril.

O deputado justificou ainda que sobre essa perspectiva é que foi apresentado este projeto de lei, com o propósito de valorizar a prática da leitura, fomentar a inspiração e a disseminação da cultura da leitura em toda sociedade mato-grossense por intermédio da inserção, no calendário do estado um mês especialmente dedicado à leitura.

Conforme a propositura a leitura tem o poder de desenvolver a capacidade intelectual e crítica das pessoas em relação a si mesmo e ao meio social estimulando o imaginário, possibilitando lhe responder as dúvidas em relação às questões que surgem ao longo da vida, se inspirando com novas ideias e despertando-lhes a curiosidade sendo esta o pressuposto básico para todas as grandes descobertas.

Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.

Redes sociais

107,335FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,037SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Show Safra 2022
Prefeitura participa de lançamento do Show Safra 2022
setembro 22, 2021
Lucas do Rio Verde
Equipe de karatê de Lucas do Rio Verde conquista segunda colocação em competição nacional
setembro 22, 2021
TOP 4 NACIONAL
Cercado de expectativa, Show Safra 2022 é lançado em Lucas do Rio Verde
setembro 22, 2021
PROCURA-SE
Adolescente residente em Lucas do Rio Verde segue desaparecida: menor que ‘foi localizada’ também havia saído de casa
setembro 22, 2021