21.1 C
Lucas do Rio Verde
terça-feira, 11 maio, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICOAL-MTProjeto de lei patrocina inserção da mulher na política

Projeto de lei patrocina inserção da mulher na política

Por CENÁRIOMT

O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) é o autor do projeto de lei (PL 214/2021) que institui o programa “A Mulher na Política” em Mato Grosso. Pela proposta, caberá ao poder Executivo patrocinar ações de incentivo à participação da mulher na política.

No rol de ações consta o incentivo a mulheres filiadas a partido político a disputar cargos eletivos e a filiação em partidos com os quais tenham afinidade ideológica. Também deverão ser realizadas palestras, seminários e cursos de capacitação e participação de mulheres na política e incentivo ao alistamento eleitoral de mulheres na faixa de idade compreendida entre 16 a 18 anos.


--Continua depois da publicidade--

Ainda é prevista a elaboração e distribuição de material informativo sobre os meios de participação na atividade política, os procedimentos para a filiação em partido político e demais informações essenciais a respeito do tema.

Para justificar o projeto de lei, o deputado Wilson Santos diz que, embora a legislação eleitoral preveja a cota feminina de 30% de participação das mulheres nas candidaturas proporcionais, ainda assim se constata que a participação feminina ainda é tímida.

“Da análise da composição do parlamento estadual, por exemplo, bem como dos parlamentos municipais, constata-se tal situação, de forma que é preciso estabelecer mecanismos hábeis a transformar essa realidade, tudo em busca de uma sociedade mais justa e igualitária”, conclui.


Dayelle Ribeirohttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

MELHORIA
Guardas Municipais se reúnem com vereadores e pedem análise de estatuto da categoria
maio 10, 2021
Prefeitura de Lucas do Rio Verde convoca candidatos classificados em processos seletivos
maio 10, 2021