24.5 C
Lucas do Rio Verde
terça-feira, 21 setembro, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICOAL-MTMT pode criar Delegacia Especializada para Pessoas Desaparecidas

MT pode criar Delegacia Especializada para Pessoas Desaparecidas

Por CENÁRIOMT

Com o anúncio realizado pelo governo estadual de novo concurso para a Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJC) que vai garantir o aumento de efetivo na instituição, o deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) apresentou Indicação n.º 5752/2021 , nessa quarta-feira (25), em sessão plenária, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, para a criação de Delegacia Especializada para Pessoas Desaparecidas. A matéria foi encaminhada para a Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp) e Delegacia Geral da PJC.

Para o parlamentar, as unidades vão garantir que as investigações tenham conclusões mais rápidas e eficazes, principalmente por contar com servidores capacitados na busca de pessoas desaparecidas e o uso de equipamentos tecnológicos de ponta. Ele acrescenta que algumas Delegacias Especializadas de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) chegam a ter Núcleos de Pessoas Desaparecidas (NPD) que dão suporte para alguns municípios, como, também, atendem demandas do Poder Judiciário e Conselhos Tutelares e, em caso necessário, os servidores envolvidos prestam auxílio à Polícia Federal.

“Temos que reforçar que os Núcleos são limitados quanto aos aspectos físico, de material e humano, o que interfere para o êxito de alguns casos investigados. Com a criação de Delegacias Especializadas, sabemos que esse cenário vai mudar e as investigações serão intensificadas com resultados mais rápidos e eficazes e, assim, tranquilizará familiares e amigos das pessoas desaparecidas”, frisa Claudinei.

Estatística – O NPD, instalado na DHPP de Cuiabá, atende 14 municípios da baixada cuiabana. De acordo com dados de janeiro a junho desse ano, já são 339 casos registrados de pessoas desaparecidas, sendo que entre os anos de 2020 a 2018 foram totalizadas 2.345 ocorrências motivadas por afastamento do convívio familiar, cooptação para práticas criminosas, enigmático, evasão de custódia legal, sequestro, subtração por familiares, vítimas de calamidades, intempéries e acidentes.

 

Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.

Redes sociais

107,336FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,038SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

LOGÍSTICA
Mendes crê em concorrência de modais para beneficiar setor produtivo regional
setembro 20, 2021
ferrovia em Lucas
Em Lucas Mauro Mendes assina contrato para construção da 1ª Ferrovia Estadual; Acompanhe ao vivo
setembro 20, 2021
Lucas do Rio Verde
Covid-19: Confira quem está sendo vacinado em Lucas do Rio Verde nesta semana
setembro 20, 2021
PRIMEIRA DOSE
Luverdenses de 19 anos completos ou mais são convocados para vacinação contra a Covid-19
setembro 20, 2021