Deputado se reúne com Defesa Civil para debater baixo nível de chuvas e prevenção de incêndios florestais

Fonte: CENÁRIOMT

1 20

O deputado estadual Faissal Calil (PV) promoveu uma reunião em seu gabinete na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), na sexta feira (29), com a Defesa Civil Estadual para debater ações em relação ao baixo índice de chuvas registradas em Mato Grosso nos últimos meses.

A preocupação, tanto do parlamentar, quanto da instituição, é que o baixo volume de chuvas possa resultar em um ambiente mais propício para incêndios florestais, como os registrados no estado no ano de 2020. Naquela ocasião, uma das regiões mais atingidas foi o Pantanal Mato-Grossense, que teve boa parte de sua área destruída pelo fogo.

Estavam presentes na reunião, além do deputado, o Tenente Coronel Marcelo Augusto Reveles Carvalho, superintendente da Defesa Civil de Mato Grosso, além do Tenente Costa, coordenador de Preparação e Prevenção da entidade. Entre as estratégias de prevenção debatidas está uma série de ações, como aumentar a estrutura de combate a incêndios florestais no estado.

“A intenção é fortalecer todo sistema de Defesa Civil dos municípios para que todos possam fazer um trabalho de prevenção e preparação para possíveis incêndios, que devem ser maiores, se o regime de chuvas não mudar. Poderemos, assim, formar também brigadas de incêndios e adquirir materiais para combate ao fogo previamente”, afirmou o superintendente da Defesa Civil.

Faissal apresentou, no final de 2020, uma proposta de criação de um comitê de prevenção e combate a incêndios florestais em Mato Grosso. Estratégias conjuntas com instituições como o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil fazem parte dessa estratégia para diminuir e minimizar os impactos causados pelo fogo nos biomas do estado, em uma ação conjunta com os municípios.

[Continua depois da Publicidade]

“Uma outra preocupação é no sentido de alertar e prevenir os municípios em relação a falta de água para a população nestes períodos de estiagem. Através de projetos, elaborados pelos municípios, conseguimos aportes financeiros junto ao Governo Federal para a ampliação e melhoria da captação de água nestes locais, o que ajuda e muito também, por consequência, no combate aos incêndios florestais”, explicou Reveles.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.