30.5 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 29 novembro, 2020
Início CENÁRIO POLÍTICO AL-MT Deputado pede que governo reveja decisão de fechar a Empaer em Gaúcha...

Deputado pede que governo reveja decisão de fechar a Empaer em Gaúcha do Norte

Por CENÁRIOMT

A Empresa de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) pode ser fechada, em Gaúcha do Norte, pelo governo de Mato Grosso. Por reconhecer a importância dos trabalhos desenvolvidos e as conquistas realizadas pela unidade, nestes 37 anos de existência, o deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) apresentou a Indicação  n.º 4.736/2020 para a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar de Mato Grosso (Seaf) solicitando que seja  mantido o funcionamento dos serviços e de pesquisa da instituição no município.

Essa demanda foi entregue pessoalmente na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) ao parlamentar, pelo presidente da Câmara de Vereadores do município, Elço Domingos Alves (PP), para que o governo estadual possa reconsiderar essa proposta de extinção da unidade.

 Histórico – A instituição foi constituída em 1964, em Gaúcha do Norte, com a criação da Associação de Crédito e Assistência Rural de Mato Grosso (Acarmat) que promoveu um marco histórico na agricultura e pecuária da região. Após 28 anos, foi instituída a Empaer com a finalidade de garantir o desenvolvimento social e econômico para a agricultura familiar por meio da aplicação de novas tecnologias.

De acordo com Domingos, a unidade está ativa e em normal funcionamento, só que não obtiveram até o momento, um posicionamento de reconsideração do governo estadual sobre o fechamento da instituição no município.

O vereador comenta que a extinção  será muito ruim para todos que lutaram para a concretização e consolidação da Empaer na região e, principalmente, para as famílias rurais que contam com apoio e assistência técnica com as ações desenvolvidas pela unidade rural.

“Temos conquistas. A Empaer passou por dificuldades tamanhas por décadas e, hoje, está consolidada, com os servidores atuando na cooperação técnica em parceria com a prefeitura municipal para dar assistência aos nossos agricultores. Seria uma lástima, se isso vier acontecer mediante a nossa agricultura”, lamenta Elço.

Devido o sistema produtivo agropecuário ser uma importante fonte para Mato Grosso, o deputado Claudinei reconhece o relevante papel exercido pela Empaer com a agricultura familiar. “O aspecto que mais desperta a atenção é saber que essa instituição promove a geração de emprego e renda por meio de projetos e assistencialismo técnico com o uso de novas tecnologias. A Empaer em Gaúcha do Norte deve ser mantida para favorecer as cadeias produtivas de propriedades na região”, ressalva o parlamentar.

O presidente do Parlamento municipal agradeceu o empenho do deputado Claudinei que abraçou essa discussão para encontrar em conjunto uma solução para conseguir conscientizar o governo estadual em manter a unidade no município.

Município –  Gaúcha do Norte, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2019, conta com uma média de 8 mil habitantes. A economia está voltada basicamente para atividades agrícolas, como soja, sorgo, extração de borracha (seringueira), criação de rebanho, dentre outras atividades produtivas.



Dayelle Ribeirohttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT
- Publicidade -

Últimas

Emanuel é reeleito prefeito de Cuiabá

Emanuel Pinheiro (MDB) foi reeleito neste domingo (29) com 51,1% dos votos válidos. O resultado foi divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele comandará, novamente,...

Mato Grosso registra 7 óbitos e 103 casos em 24h por Covid-19

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste domingo (29.11), 158.417 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados...

Começa apuração do segundo turno; acompanhe em tempo real

A votação do segundo turno das eleições municipais foi encerrada às 17h (horário de Brasília) na maior parte do país. Os eleitores que estão...

‘Pedi força a Deus quando vi que era ela’, diz PM que encontrou a filha morta em ocorrência de acidente

O sargento da Polícia Militar Severino Góis, de 54 anos de idade, passou neste sábado (28) pelo que ele chamou de "pior experiência da...
Publicidade
x