21.6 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 16 maio, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICOAL-MTDeputado faz representação ao procurador-geral de Justiça para assegurar medicamentos e insumos...

Deputado faz representação ao procurador-geral de Justiça para assegurar medicamentos e insumos para intubação

Por CENÁRIOMT

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) fez uma representação ao procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges, para que acione o governo de Mato Grosso e os municípios que possuem hospitais de referência no combate à covid-19 para assegurar o abastecimento de medicamentos e insumos para intubação.

O parlamentar tomou essa medida diante do relato de diversos hospitais no estado com risco de desabastecimento.


--Continua depois da publicidade--

“A falta de medicamentos para intubar compromete a ventilação mecânica e a estabilização desses pacientes. A pessoa precisa de sedação para ser intubada e mantida em ventilação mecânica com estabilidade. A falta desses medicamentos é como submeter o paciente a tortura”, explicou Lúdio, que é médico sanitarista.

Lúdio observou que a falta dos medicamentos agrava ainda mais o cenário de colapso do sistema de saúde em Mato Grosso, que tem fila de espera por leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ele tem monitorado semanalmente a evolução da pandemia em Mato Grosso e destacou que, atualmente, o estado tem em média 2 mil casos novos de covid todos os dias, média móvel de cerca de 90 óbitos por dia, mais de 800 pessoas internadas em UTI e dezenas de pessoas na fila.

“Como se não bastasse este cenário caótico, tenho recebido informações diárias de hospitais mato-grossenses com risco de desabastecimento de sedativos e bloqueadores neuromusculares. Esses medicamentos são essenciais para intubar os pacientes com quadro mais grave de covid-19, além de pessoas com outras doenças que também dependem de intubação”, afirmou Lúdio.

Além do abastecimento regular e gratuito dos medicamentos para intubação e oxigenoterapia, Lúdio requereu ao procurador-geral que o Ministério Público Estadual (MPE) cobre do Estado e dos municípios o monitoramento contínuo dos estoques de equipamentos, produtos, medicamentos e insumos necessários ao combate da covid-19.

Para isso, Lúdio recomenda o cálculo da estimativa do consumo diário dos itens críticos, a análise diária do estoque e a agilidade na tomada de decisões, com uso das técnicas de vigilância epidemiológica e de monitoramento do avanço dos casos de covid-19, para antecipar a compra dos equipamentos, insumos e medicamentos.


--Continua depois da publicidade--

Dayelle Ribeirohttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

ATO CÍVICO
Com foco na família e na religião, Movimento Verde e Amarelo realiza ato em Lucas do Rio Verde
maio 15, 2021
LITERATURA
“Livro é uma viagem que você faz sem precisar sair de casa”, compara premiada em concurso de poesia
maio 15, 2021