37.6 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 16 setembro, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICOAL-MTComissão discute judicialização da saúde em MT e repasses a unidades de...

Comissão discute judicialização da saúde em MT e repasses a unidades de atendimento

Por CENÁRIOMT

A judicialização da saúde e a situação dos trabalhadores do Hospital Estadual Santa Casa e da covid-19 no estado foram alguns dos principais temas discutidos durante reunião ordinária da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da ALMT, realizada nesta terça-feira (31).

Por meio de ofício, a Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Mato Grosso (FEHOSMT) solicitou apoio da comissão para que o governo do estado realize às unidades o pagamento de saldo remanescente do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (FEEF), uma vez que teria sido registrado superávit nas fontes que financiam o fundo.


--Continua depois da publicidade--

Diante da solicitação, o presidente da comissão, deputado Dr. João (MDB), propôs que seja requerida à Secretaria de Estado de Saúde (SES) a elaboração de levantamento acerca dos pagamentos feitos às unidades de saúde.

“Temos acompanhado alguns hospitais que nos procuram e dizem que não estão recebendo, aí vamos à secretaria e eles mostram que estão fazendo os pagamentos. Então temos que ser razoáveis, fazer um levantamento das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos junto à SES para ver o que eles têm realmente a receber para a gente cobrar”, declarou.

O parlamentar também sugeriu que a comissão se reúna de forma presencial com representantes da federação e de funcionários da Santa Casa de Cuiabá – que buscam na justiça o recebimento de direitos trabalhistas – para tomar conhecimento da real situação enfrentada na unidade. O deputado Lúdio Cabral (PT) propôs ainda que a comissão realize audiência pública para debater a situação dos trabalhadores.

Dr. João também chamou a atenção para a necessidade de a comissão debater outros temas importantes, como a judicialização da saúde e a suspeita de que empresas terceirizadas que atuam em hospitais de Mato Grosso estariam recebendo recursos do estado e de prefeituras e não estariam fazendo o pagamento de seus empregados.


--Continua depois da publicidade--

Segundo ele, há no estado um volume grande de processos judiciais relacionados, principalmente, a quatro procedimentos: cirurgias ortopédicas, cirurgias neurológicas, cateterismo e angioplastia. “Precisamos levantar como está a judicialização da saúde em Mato Grosso. Estou muito preocupado com isso, porque vai morrer muita gente ainda, muitas vezes por falta de atendimentos simples”, frisou.

Lúdio Cabral defendeu a realização de um estudo aprofundado sobre as linhas de cuidado existentes no Sistema Único de Saúde (SUS). “Temos que fazer um debate específico, por exemplo, sobre a linha de cuidado na cardiologia. Identificar todos os problemas existentes no processo e propor soluções”.

Covid-19 – Na oportunidade, os deputados que compõem a comissão reforçaram o compromisso de continuar acompanhando o avanço da covid-19 no estado, bem como a necessidade da manutenção das medidas de prevenção por toda a população.

Conforme dados apresentados por Lúdio Cabral, a taxa de incidência da doença em Mato Grosso é de 177 casos a cada 100 mil habitantes, enquanto a média nacional está abaixo de 90. Embora a taxa de transmissão no estado esteja em queda, o parlamentar afirma que houve uma redução do ritmo de descida da curva. “Por conta do retorno das aulas presenciais, associado à variante Delta e ao ritmo lento de vacinação no estado, precisamos estar com o alerta ligado”, salientou.

Projetos de lei – Foram aprovados pareceres favoráveis aos projetos de lei 280/2021, 627/2020, 114/2021, 219/2021, 395/2021, 425/2021, 459/2021, 618/2021, 660/2021, 635/2021, ao Projeto de Decreto Legislativo 7/2021 e ao Projeto de Lei Complementar 31/2021. Tiveram pareceres contrários aprovados O PDL 4/2021 e os PL’s 570/2021 e 612/2021.

Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.

Redes sociais

107,324FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,035SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Espaço para atendimento à mulher, criança, adolescente e idoso é inaugurado na Delegacia de Lucas do Rio Verde
setembro 16, 2021
Lucas do Rio Verde
Esporte inicia recuperação de gramado no campo do Jaime Seiti Fujii
setembro 16, 2021
SEGURANÇA PÚBLICA
Executivo consegue apoio para ampliar estrutura da Polícia Civil em Lucas do Rio Verde
setembro 16, 2021
SE DEU MAL
Em ação rápida, Guarda Municipal frustra roubo a residência de Lucas do Rio Verde
setembro 16, 2021