30.7 C
Lucas do Rio Verde
terça-feira, 21 setembro, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICOAL-MTComissão de Educação aprova ciclo de debates para discutir a qualidade do...

Comissão de Educação aprova ciclo de debates para discutir a qualidade do ensino público em MT

Por CENÁRIOMT

A qualidade e os principais desafios do ensino público de Mato Grosso são temas da rodada de debate aprovada pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, durante sua 2ª reunião ordinária realizada na manhã de hoje (10). O requerimento aprovado prevê cinco encontros, com início ainda este mês e vai contar com a participação de representantes do poder público, das entidades de classe e sociedade civil. As datas ainda serão definidas.

A iniciativa é uma proposta do deputado Wilson Santos (PSDB), que defendeu a urgência em discutir melhorias para o sistema de ensino público no estado. “A grande maioria termina o ensino fundamental sem saber ler e escrever, nem fazer as quatro operações aritméticas. Isso é muito grave” lamenta o parlamentar. A comissão, segundo ele, reconhece a gravidade da situação e pretende trabalhar em conjunto para fazer planejamento para melhorar o ensino ofertado pelas escolas do estado. “Queremos envolver todos os setores da educação pública de Mato Grosso para debater uma nova proposta que possa qualificar a educação no estado. O objetivo é diagnosticar onde há problemas, quais as prováveis soluções e estudar modelos que deram certos são os principais pontos das discussões”, afirmou.


--Continua depois da publicidade--

Além do ciclo de debates, a comissão aprovou ainda a realização de outras duas audiências. A primeira é uma oitiva com representantes da Secretaria de Estado de Educação e deve acontecer ainda este mês. A indicação é do deputado Thiago Silva (MDB). A segunda é uma audiência pública, proposta pelo deputado Valdir Barranco (PT), para discutir a “inserção de assistentes sociais nas unidades da rede pública educacional de Mato Grosso”, com data a ser definida. “A inclusão do assistente social no âmbito escolar é uma reivindicação já antiga e que se mostra cada vez mais necessária para auxiliar no melhor atendimento aos alunos e à classe escolar como um todo” defendeu Barranco.

Outros 31 projetos foram votados pela comissão, que se reuniu de forma híbrida (remota e presencial) e contou com a participação do presidente deputado Wilson Santos (PSDB) e dos membros Valdir Barranco (PT) e Faissal (PV).

A próxima reunião esta marcada pra o dia 17, às 9h.

Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.

Redes sociais

107,335FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,037SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Mato Grosso
“1ª Ferrovia Estadual será da indústria, do comércio e de todo mato-grossense”, destaca Carlos Fávaro
setembro 21, 2021
Mato Grosso
"Vai ter mais serviço, mais renda, tudo vai se encaixar aqui", afirma morador de Lucas do Rio Verde com a 1ª Ferrovia Estadual
setembro 21, 2021
Lucas do Rio Verde
Covid-19: Luverdenses não vacinados são a maioria em internados na UTI
setembro 21, 2021
LOCALIZADA!
Polícia localiza adolescente que estava desaparecida em Lucas do Rio Verde
setembro 21, 2021