30.5 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 29 novembro, 2020
Início CENÁRIO POLÍTICO AL-MT Audiência pública na Agrovila das Palmeiras sela compromisso de asfalto para a...

Audiência pública na Agrovila das Palmeiras sela compromisso de asfalto para a região

Por CENÁRIOMT

Uma audiência pública requerida pelo deputado estadual Wilson Santos (PSDB), realizada na Agrovila das Palmeiras, no dia 26 de outubro, selou o compromisso do governo do estado em asfaltar os 23 quilômetros de estrada e ligar, definitivamente, a comunidade até a BR-163.

Serão 23 quilômetros de asfalto na MT-455, saindo da BR-163 até a Agrovila das Palmeiras. Outros 34 quilômetros serão feitos na MT-361, que vai até a região de Porto de Fora, fazendo ligação de todas as comunidades com o município de Barão de Melgaço.

O deputado Wilson Santos (PSDB), em fala durante a audiência pública na Agrovila, avaliou que as discussões já surtiram efeitos para os moradores da região. “Já tem bons resultados, a garantia do governador de asfaltar esses 23 quilômetros até a Agrovila, outro braço de asfalto para Porto de Fora, os R$ 500 mil de nossa emenda, a Metamat que já garantiu o início da perfuração dos poços artesianos, tem, também a garantia dos serviços da Energisa que melhoraram, estão presentes aqui e vão continuar por um bom tempo”.

O deputado destacou a participação popular durante as audiências públicas. “A população quer melhorias, quer mudanças, e aqui nessa região, a participação sempre tem sido expressiva”, observou.

Ivonete Amorin, produtora rural, diz que as dificuldades dos moradores da Agrovila, por conta da falta de asfalto, são enormes. “Sou moradora aqui há mais de 33 anos e sei das dificuldades que encontramos para vender nossos produtos”, disse. O superintendente de projetos da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Sinfra), Nívio Melhorança, adiantou que “houve a licitação, agora é projeto, teve um vencedor como empresa projetista, que vai ter prazo de seis meses para desenvolver todo o projeto. A partir daí, vamos licitar a obra para sair a pavimentação”.

Miguelina Marques da Silva, produtora rural, recorda que essa é uma luta antiga de toda a região. “É uma luta nossa, do povo da Agrovila, com as lideranças daqui e, principalmente, do deputado Wilson Santos que tem feito um empenho muito grande por nossa comunidade. Estamos muito agradecidos por ele estar se empenhando para ajudar a realizar esse sonho da nossa região”, destacou.

A Agrovila foi criada na década de 1980 e compreende, atualmente, 18 comunidades, formadas por famílias que produzem hortifrutigranjeiros para abastecer a Capital.

O secretário de Agricultura Familiar do governo de Mato Grosso, suplente de deputado estadual, Silvano Amaral, levou boas notícias para os produtores. Segundo ele, o governo vai investir mais recursos na área. “São recursos da fonte 100, do governo do Estado, e de emendas da bancada federal, que já estão disponíveis, são R$ 31 milhões”.

Silvano alertou que esses recursos só poderão ser aplicados se as comunidades estiverem organizadas. “Os recursos só podem ser aproveitados de forma associativa, cooperativa, através de projetos e planejamentos”.



Dayelle Ribeirohttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT
- Publicidade -

Últimas

Emanuel é reeleito prefeito de Cuiabá

Emanuel Pinheiro (MDB) foi reeleito neste domingo (29) com 51,1% dos votos válidos. O resultado foi divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele comandará, novamente,...

Mato Grosso registra 7 óbitos e 103 casos em 24h por Covid-19

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste domingo (29.11), 158.417 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados...

Começa apuração do segundo turno; acompanhe em tempo real

A votação do segundo turno das eleições municipais foi encerrada às 17h (horário de Brasília) na maior parte do país. Os eleitores que estão...

‘Pedi força a Deus quando vi que era ela’, diz PM que encontrou a filha morta em ocorrência de acidente

O sargento da Polícia Militar Severino Góis, de 54 anos de idade, passou neste sábado (28) pelo que ele chamou de "pior experiência da...
Publicidade
x