30.7 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 26 setembro, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICOAL-MTAudiência debate criação de política estadual de incentivo às ciclovias e ciclistas

Audiência debate criação de política estadual de incentivo às ciclovias e ciclistas

Por CENÁRIOMT

Infraestrutura para ciclovias e segurança para ciclistas foram os temas centrais da primeira audiência pública da história da Assembleia Legislativa a debater a implantação de ciclovias em Mato Grosso. Realizada na quinta-feira (12), pelo deputado Professor Allan Kardec (PDT), os debates se concentraram principalmente na insegurança dos ciclistas diante da carência de ciclovias adequadas e a falta de iluminação em circuitos cicloviários que têm oferecido riscos à prática do esporte no estado.

A audiência é reflexo do crescimento do número de ciclistas e do aumento dos grupos  praticantes da modalidade, além do crescente número de acidentes, inclusive com vítimas fatais. “É fundamental debatermos a mobilidade e segurança para ciclistas, não só na prática esportiva, mas também como uma alternativa de modal. As bicicletas clamam por seu espaço no trânsito, o que provoca a demanda por uma melhor infraestrutura para garantir o uso mais democrático das ruas, rodovias e avenidas” afirmou Allan Kardec.


--Continua depois da publicidade--

Além do deputado, participaram da audiência o secretário-adjunto de Estado de Turismo, Jefferson Moreno, o secretário-adjunto de Estado de Esporte e Lazer, Jefferson Neves, o secretário-adjunto de Estado de Gestão e Planejamento Metropolitano, Rafael Detoni, a covereadora do gabinete de Edna Sampaio, Jandira Pedrollo, o presidente da Federação Mato-Grossense de Ciclismo, Valdeci Soares, o presidente do Conselho Regional de Educação Física, Edson Manfrin, Larissa Carvalho representando os comerciantes do segmento de bicicletas, Claudio Palomares, representante de grupo de pedal e Renato Shoiti Takahashi, representante do Bike Park XCO.

Foram feitos vários encaminhamentos na audiência, sendo o principal a apresentação de um projeto de lei para a criação de uma política estadual de incentivo às ciclovias e ciclistas, que será feito por iniciativa popular e lideranças partidárias. A proposta é que todas as reivindicações sejam transformadas em lei pela Assembleia Legislativa.

O secretário-adjunto Rafael Detoni afirmou que o governo do estado já finalizou e apresentou um projeto de ciclovia na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, no trecho onde deverá ser instalado o novo modal BRT. Detoni também garantiu a execução de um plano de mobilidade metropolitano que irá atender Cuiabá e todos os municípios do entorno.

“Estamos falando da construção de ciclovias nas vias de chegada e no entorno de Cuiabá. Temos o trecho de Cuiabá a Santo Antônio de Leverger pronto para licitar em 60 dias, e também vamos incluir na Lei Orçamentária Anual [LOA] recursos tanto para a construção, como para manutenção de ciclovias” complementou o deputado.


--Continua depois da publicidade--

Outra demanda cobrada pelos representantes dos grupos de pedal é a promoção de campanhas educativas para o trânsito. Kardec se comprometeu a apresentar à Assembleia Legislativa uma proposta temática para a próxima campanha publicitária, que se concentre na educação para o trânsito, compreendendo o ciclista como parte do trânsito e não como um empecilho.

“Precisamos estimular o uso de bicicleta e garantir segurança e infraestrutura aos ciclistas. A bicicleta compõe um modal não poluente, amigo do meio ambiente e da saúde, além de um grande aliado do trânsito nas cidades, reduzindo a circulação de veículos”, finalizou Kardec.

Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.

Redes sociais

107,341FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,040SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

TRISTEZA NA PEDREIRA
Bombeiros resgatam corpo de homem que se afogou em Lucas do Rio Verde
setembro 26, 2021
Lucas do Rio Verde
Corrida Setembro Amarelo é marcada pela alegria e boa participação dos luverdenses
setembro 26, 2021
LUTO
Caminhoneiro que residia em Lucas do Rio Verde é encontrado morto no interior do Paraná
setembro 26, 2021
Lucas do Rio Verde
PRIMEIRA DOSE - Luverdenses de 18 anos completos ou mais são convocados para vacinação contra a Covid-19
setembro 25, 2021