28.9 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 05 dezembro, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICOAL-MTAssembleia Legislativa aprova lei que autoriza patrocínio estatal a clubes de futebol...

Assembleia Legislativa aprova lei que autoriza patrocínio estatal a clubes de futebol de Mato Grosso

Por CENÁRIOMT

Com 23 votos favoráveis e um contrário, a Assembleia Legislativa aprovou na manhã desta quarta-feira (26) um projeto de lei (PL 963/2021), de autoria do governo do estado, que institui a criação do Programa Mato Grosso Série A.

O único voto contrário foi registrado pelo deputado estadual Lúdio Cabral (PT). O texto passou em primeira votação na Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto. Agora, precisa ser aprovado em segunda votação para ir à sanção do governador Mauro Mendes (DEM).

Pela proposta, a Secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Lazer (SECEL) está autorizada a firmar contrato de patrocínio com clubes de futebol de Mato Grosso que disputam as séries A e B do Campeonato Brasileiro organizado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

Os valores estão avaliados em R$ 3,5 milhões para o clube que disputar a série A e R$ 1 milhão para participantes da série B. Atualmente, o futebol de Mato Grosso é representado pelo Cuiabá Esporte Clube na série A do brasileiro.

A votação foi marcada pelo debate acalorado dos deputados estaduais Lúdio Cabral (PT) e Wilson Santos (PSDB).

O petista alegou que existem pareceres de TCEs (Tribunais de Contas Estaduais) apontando discordância com relação ao patrocínio estatal a clubes de futebol.

“Esse dinheiro seria melhor investido se fosse aplicado na área social. O que o governador deseja é apenas surfar na popularidade do Cuiabá Esporte Clube. Seria sensato da direção do clube abrir mão deste patrocínio”, disse.

Por outro lado, o deputado Wilson Santos, que é vice-líder do governo no Legislativo, rebateu o argumento do petista. “Não existe fulanização no projeto proposto pelo Executivo. Concordo plenamente com o patrocínio. O futebol é também gerador de emprego e renda e ocupa a mídia espontânea. O governo está correto quando investe no futebol profissional”, declarou.

Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.

Redes sociais

107,346FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,096SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

ENSINO SUPERIOR
Candidatos participam de vestibular para ingressar na Unilasalle Lucas do Rio Verde
dezembro 05, 2021
Em Lucas!
Polícia Militar prende homem com arma de fogo
dezembro 05, 2021
Sinop
Profissionais de Sinop conhecem funcionamento de RAPS em Lucas do Rio Verde
dezembro 05, 2021
Mato Grosso
Fiscais e agentes do Indea são capacitados para combater praga que atinge lavouras em Mato Grosso
dezembro 05, 2021