Volkswagen entrega força e potência com a Amarok V6

Picape faz de 0 a 100 km/h em apenas 7,4 segundos

Fonte: CenárioMT - Texto: Sérgio Dias

Volkswagen entrega força e potência com a Amarok V6 4
Fotos: Divulgação

O consumidor que utiliza as picapes médias para o trabalho do dia a dia busca um produto que entregue força para superar os desafios que normalmente são encontrados para operações fora de estrada, por exemplo. A Volkswagen foi além e oferece muita potência com as versões Highline e Extreme da Amarok V6.

O CenárioMT teve a oportunidade de conhecer e avaliar a Amarok V6 Highline, que assim como a Amarok V6 Extreme, são equipadas com o motor V6 TDI com 258 cavalos-vapor de potência, torque de 59,1 kgf.m, capaz de fazer de 0 a 100 km/h em apenas 7,4 segundos e velocidade máxima de 190 km/h – limitada eletronicamente.

Atrelado a este motor temos a transmissão automática de oito velocidades, que passou por uma recalibração, para adequação aos novos padrões de potência e torque. Esta transmissão permite ainda trocas manuais pela alavanca ou pelas aletas Shift Paddles atrás do volante. 

A tração integral 4MOTION garante capacidade e segurança máxima, especialmente em situações fora de estrada, como em pisos de terra, cascalho ou muito acidentados. 

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Como destaque da Amarok V6 Highline temos os faróis bixênon com luz de condução diurna (DRL) em LED e regulagem de altura, rodas de liga leve aro 18″, sensores dianteiros e traseiros com câmera de ré e bancos dianteiros do motorista e passageiro com ajustes elétricos.

Já a Amarok V6 Extreme fica mais completa com rodas de liga leve aro 20″, santantônio esportivo na cor da pick-up com logotipo “EXTREME”, estribos laterais planos de alumínio, revestimentos dos bancos parcialmente em Nappa e ar-condicionado digital Climatronic de duas zonas.

Outros recursos eletrônicos de série nas duas versões da picape são o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), HDC (Hill Descent Control ou Controle Automático de Descida), HSA (Hill Start Assist ou Assistente para Partida em Subida), BAS (Sistema de Assistência à Frenagem), ASR (Controle de Tração), EDS (Bloqueio Eletrônico do Diferencial), freios ABS off-road, RBS (sistema de frenagem na chuva), freios com discos ventilados nas rodas traseiras, airbags frontais e laterais para motorista e passageiro, e Post Collision Brake (sistema que para o veículo após uma batida frontal). 

Em termos de conectividade, as configurações trazem de série a intuitiva central de infotainment Discover Media com App-Connect, CD-player/MP3, conexão Bluetooth, entradas USB, SD-card (2) e aux-in , sistema de navegação nativo e tecnologia de espelhamento de smartphone via Apple CarPlay e Android Autro.

Mais sobre a motorização

Para conseguir extrair potência extra, a Volkswagen realizou um trabalho sobre o motor 3.0 V6 TDI (turbodiesel), que já equipava a picape. Com uma nova calibração da ECU (central eletrônica), o propulsor passou dos 225 cavalos para 258 cavalos – um ganho significativo de 33 cavalos entregues entre 3.250 rpm e 4.000 rpm.

Juntamente com este ganho de potência, o torque foi elevado de 56,1 kgfm (550 Nm) para 59,1 kfgm (580 Nm), o que representa um incremento de 5%.

Outra importante novidade em termos de performance é a função ‘Overboost’, que permite, durante dez segundos, que o motorista tenha um incremento de 14 cavalos, elevando a potência total da Amarok para 272 cavalos. 

Esta função está disponível quando a picape roda entre 50 km/h e 120 km/h. Este recurso é ideal para uma ultrapassagem em subida com a caçamba lotada, por exemplo. Depois de utilizada, a função ‘Overboost’ volta a estar disponível após apenas cinco segundos de intervalo.

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