Transformação e oportunidades: nova indústria impulsiona o potencial do agro em Mato Grosso

Fonte: CenarioMT

produto oleo de algodao
A indústria produz alimentos como óleos, margarinas e a gordura, além de produtos para nutrição animal, como farelo, torta e torna moída de algodão

Nova Mutum, em Mato Grosso, recebeu importante investimento para o aproveitamento das riquezas do agronegócio, especialmente no setor algodoeiro. A inauguração de uma nova planta industrial na cidade marca um avanço significativo na transformação do caroço de algodão em produtos de alto valor agregado, como óleo comestível, margarinas e insumos para nutrição animal.

Com um investimento expressivo e estrutura capaz de processar 216 mil toneladas de caroço de algodão por ano, a unidade destaca o estado como protagonista na agroindústria brasileira. O empreendimento, que gerará mais de 150 empregos diretos e 600 indiretos, reforça a cadeia produtiva e aproveita a proximidade com a matéria-prima em um estado que é líder nacional na produção de algodão.

A planta industrial da Icofort Agroindustrial S/A, empresa que tem origem no Ceará, produz alimentos como óleos, margarinas e a gordura Elogiata, além de produtos para nutrição animal, como farelo, torta e torna moída de algodão. Atualmente, a empresa tem unidades em Luiz Eduardo Magalhães e Juazeiro, na Bahia, sendo a planta de Nova Mutum a primeira fora do nordeste.

Agroindústria como motor de desenvolvimento

A instalação da nova indústria representa um esforço conjunto entre setor público e privado, viabilizado por incentivos como o diferimento de ICMS para operações internas com óleo bruto de algodão, aprovado pelo Conselho Deliberativo dos Programas de Desenvolvimento de Mato Grosso (Condeprodemat).

“O investimento em Nova Mutum é um exemplo de como o setor agroindustrial pode transformar o cenário econômico e social do estado. Além de fortalecer a cadeia do algodão, proporciona emprego e desenvolvimento sustentável”, destacou o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Silvio Rangel.

Capacitação profissional e crescimento regional

Para atender às demandas da nova planta, a prefeitura de Nova Mutum, em parceria com o Senai Mato Grosso, capacitou profissionais da região. De acordo com o diretor regional do Senai MT, a iniciativa é essencial para preparar a força de trabalho local para atuar em uma indústria moderna e tecnológica, gerando empregos com maior valor agregado.

Mato Grosso: oportunidades e vocação natural

A localização estratégica de Nova Mutum, no corredor logístico da BR-163, e a hospitalidade da região foram fatores determinantes para atrair o investimento. Segundo o secretário de Desenvolvimento de Mato Grosso, César Miranda, o estado oferece segurança jurídica, transparência e incentivos fiscais que tornam a região atrativa para grandes projetos industriais.

“Com iniciativas como essa, Mato Grosso consolida sua posição como um dos líderes da agroindústria no Brasil. Além de beneficiar a população com emprego e oportunidades, fortalecemos nossa economia e reafirmamos nosso papel estratégico no cenário nacional”, afirmou Miranda.

A nova planta industrial reflete o potencial transformador do agronegócio, mostrando como a integração entre cultivo, tecnologia e logística pode agregar valor às riquezas naturais de Mato Grosso. A iniciativa não apenas transforma algodão em produtos essenciais, mas também coloca a região em destaque como referência em inovação e sustentabilidade na agroindústria.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.