32.6 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 25 outubro, 2020
Início CENÁRIO AGRO Terminal Ferroviário de Itiquira ganhará rota asfaltada em Mato Grosso

Terminal Ferroviário de Itiquira ganhará rota asfaltada em Mato Grosso

Serão asfaltados 35,9 quilômetros da MT-040/299. Pavimentação vai melhorar a logística do escoamento de grãos.
Por CenárioMT

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, abriu processo licitatório para contratação de empresa de engenharia para executar obras de pavimentação de 35,9 quilômetros da MT-040/299, em Itiquira (363 km de Cuiabá).

A obra vai permitir uma nova rota de acesso por via asfaltada ao Terminal Ferroviário no Município e contribuir para o desenvolvimento do agronegócio e da economia de Mato Grosso.


-Continua depois da publicidade ©-

A pavimentação será realizada na MT-040/299 no trecho que vai do entroncamento da MT-461, passando pela sede do município de Itiquira, até chegar ao Terminal Ferroviário. O valor estimado da licitação para a realização das obras é de R$ 32,2 milhões.

De acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, a pavimentação deste trecho atende a uma determinação do governador Mauro Mendes para melhorar a logística para o escoamento de grãos. A obra vai impactar sobremaneira no custo do frete, o que ocasionará o seu barateamento e dará aos produtores um maior incentivo para aumentar a produção agrícola.

Além disso, vai contribuir com o desenvolvimento do próprio município de Itiquira, que terá mais uma alternativa asfaltada para chegar até a BR-163, pelas rodovias MT-370 e MT-299, e também o acesso ao terminal ferroviário facilitado.

O terminal de Itiquira funciona desde 2012, compreende aproximadamente 6 quilômetros de extensão e tem movimentação estimada de 2,5 milhões de toneladas por ano, em direção ao Porto de Santos (SP).

Mayke Toscano/Secom-MT

A licitação para a pavimentação do trecho será na modalidade Regime Diferenciado de Contratação (RDC), do tipo menor preço. A sessão pública de abertura das propostas será realizada no dia 8 de outubro, às 9h, na sala de reuniões da própria Sinfra.

Tanto o projeto executivo, quanto demais documentações complementares, assim como o edital, encontram-se disponíveis no site da Sinfra para consulta. Eventuais esclarecimentos de dúvidas quanto ao edital poderão ser solicitados, preferencialmente, via e-mail [email protected], até cinco dias anteriores à sessão pública.



© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas

Projeto tipifica como crime de responsabilidade divulgação de fake news por político

Os crimes de responsabilidade são passíveis da pena de perda do cargo com inabilitação, por até cinco anos, para o exercício de qualquer função...

Projeto isenta de crime político que distribuir bens durante calamidade

O Projeto de Lei 1524/20 isenta de crime ou infração penal, eleitoral ou fiscal administrativa os agentes políticos que distribuírem gratuitamente bens, valores ou...

Proposta prevê indenização e pensão vitalícia para familiares de brigadistas

O Projeto de Lei 4926/20 assegura pensão vitalícia aos cônjuges ou companheiros de brigadistas que atuam no Centro Nacional de Prevenção e Combate aos...

Projeto prevê regras para divisão do Fundo Nacional da Cultura entre estados e municípios

O Projeto de Lei 4784/20 determina que os recursos do Fundo Nacional da Cultura (FNC) serão executados de forma descentralizada no País, através de...