Temperaturas mais baixas no sudeste reduzem consumo de folhosas e pressionam preços

Fonte: CenárioMT

Veja como escolher o alface da feira; confira essas dicas para espécies americanas e lisas
Foto - Pixabay

As temperaturas mais baixas registradas no Sudeste têm desestimulado o consumo de folhosas cruas, pressionando as cotações no cinturão verde paulista. Segundo levantamento da equipe Hortifrúti/Cepea, em Ibiúna, o preço da alface crespa caiu quase 32% na última semana, frente à anterior, fechando a R$ 14,57/cx com 20 unidades. Em Mogi das Cruzes, a alface americana desvalorizou 3,17%, terminando à média de R$ 25,42/cx com 12 unidades.

Pesquisadores do Hortifrúti/Cepea explicam que, até o momento, o inverno seco trouxe certo impacto às lavouras. Nas que possuem irrigação, houve aumento do custo produtivo, enquanto nas que não têm, a escassez hídrica limitou o potencial de desenvolvimento dos pés.

Embora a previsão para esta semana seja de chuvas em ambas as regiões, de acordo com a Climatempo, a estiagem pode se prolongar nos meses seguintes.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.