18.6 C
Lucas do Rio Verde
terça-feira, 17 maio, 2022
Publicidade
InícioCENÁRIO AGROTecnologias auxiliam agricultor do AgroNordeste a produzir mais e com sustentabilidade

Tecnologias auxiliam agricultor do AgroNordeste a produzir mais e com sustentabilidade

Os produtores do Nordeste e do norte de Minas Gerais e do Espírito Santo têm acesso às técnicas de produção mais eficazes e sustentáveis
CenarioMT

Produtor de caprinos e bovinos de leite, em Sumé (PB), Luciano de Oliveira Souza é um dos agricultores atendidos pelo AgroNordeste nos últimos dois anos. Em 2020, recebeu assistência técnica da Embrapa para cultivar e inserir na alimentação dos animais o Cardápio Forrageiro e implantar o sistema de produção que propõe a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), tecnologias que trouxeram mais qualidade e sustentabilidade para a produção.

Segundo Luciano Souza, a utilização das novas tecnologias, trazida pelo AgroNordeste, possibilitou um ganho de produtividade e renda. “Sem muito conhecimento, até 2019, eu criava os animais da forma errada, não dava atenção à questão da dieta e da sanidade. O resultado era perda de animais e a baixa produtividade. Com a inserção das plantas forrageiras como a Moringa, a Gliricídia e a Palma na silagem, diminuímos o gasto com concentrado e aumentamos o ganho nutricional, a qualidade e a quantidade do leite. Decisão que gerou aumento da renda e nos deixou bem satisfeitos”, conta.


--Continua depois da publicidade--

Na busca pela otimização do uso da terra e a sustentabilidade na criação de caprinos, o agricultor, sob a orientação técnica, está implementando em sua propriedade o ILPF, passando a utilizar diferentes sistemas produtivos (agrícolas, pecuários e florestais) dentro de uma mesma área. Entusiasmado, ele conta como está sendo preparado o “cercado”.  “Em 100 metros de largura, são intercalados 15 metros de comprimento com capim búfalo e 15 metros de comprimento de vegetação nativa. Nesse espaço, damos aos caprinos boa pastagem, água e sombra. Como resultado, temos animais de qualidade a um baixo custo e utilizando uma forma de produção correta ambientalmente”.

O produtor disse que, até o fim do ano, pretende ampliar o plantel de cabras, que tem dado um resultado mais favorável com as novas tecnologias. Ele também cita o aumento concedido pelo Governo Federal, em 2021, no preço e na quantidade de litros/dia que podem ser vendidos ao Programa Alimenta Brasil.

Mais sobre o AgroNordeste

O Plano AgroNordeste foi lançado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em 2019, para impulsionar, por meio da integração de ações e políticas públicas, o desenvolvimento econômico, social e sustentável da Região Nordeste e do norte de Minas Gerais e Espírito Santo. Com o apoio de uma importante rede de parceiros, conjuga ações que visam o fortalecimento das cadeias produtivas, ampliando o potencial de sucesso dos agricultores familiares da zona semiárida, em 16 territórios.

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Poda de árvores visa melhorar a iluminação pública em Lucas do Rio Verde
maio 17, 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Lucas do Rio Verde: Vereador acredita ser possível instalar posto policial para atender comunidades rurais
maio 17, 2022
Lucas do Rio Verde
Prefeitura de Lucas do Rio Verde inicia reforma para reativar PSF de Itambiquara
maio 17, 2022
Lucas do Rio Verde
Lucas do Rio Verde marca presença no 22º Encontro Regional do Congemas
maio 17, 2022