23.7 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 12 junho, 2021
InícioCENÁRIO AGROSoja Plus 2018: Programa completa ciclo em MT, MS, BA, MG e...

Soja Plus 2018: Programa completa ciclo em MT, MS, BA, MG e GO, mira mais dois estados em 2019 e premia produtores

Por Assessoria de imprensa Soja Plus

O Seminário Soja Plus 2018, realizado nesta quarta (21) em Campo Grande (MS) por entidades do agronegócio, trouxe resultados do programa desenvolvido em cinco estados.

Em 2017, o projeto contava com a participação de produtores rurais de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e Minas Gerais, com atendimento a 320 fazendas. Neste ano, o programa foi ampliado para Goiás, teve o lançamento da Cartilha de Regularização Ambiental e passou a contar com 80 propriedades rurais a mais.


--Continua depois da publicidade--

Para 2019, as entidades parceiras pretendem estender a distribuição de publicações sobre gestão e a atividade de assistência técnica para produtores rurais de Tocantins e Maranhão.

No Seminário promovido na sede da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso do Sul), também ocorreu premiação para os produtores que se destacaram em práticas sociais, econômicas e ambientais.

Segundo o coordenador do Soja Plus, Bernardo Pires, gerente de sustentabilidade da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE), responsável por palestra durante o Seminário, o programa mostra como é possível produzir conservando os recursos naturais, cuidando da saúde dos colaboradores e com total segurança nas atividades. “Os proprietários rurais se beneficiam com orientações importantes para a gestão nas fazendas”, explica.

Os resultados


--Continua depois da publicidade--

Em Mato Grosso, estado que lidera a produção de soja no país e onde o Soja Plus começou, em 2011, foram visitadas 1.300 fazendas em 16 municípios desde o início do programa.

As propriedades totalizam 1,7 milhão de hectares de soja. Em sete anos os produtores participaram de 29 oficinas, sendo 10 em parceria com a TNC (The Nature Conservancy). Houve também três dias de campo, com público total de mais de 5.000 pessoas, sendo distribuídas cartilhas técnicas socioambientais e exibidos vídeos educativos.

Em Goiás, estado estreante no programa Soja Plus em 2018, houve visitas em 32 fazendas e ministrados três cursos sobre saúde e segurança. As atividades se desenvolveram em 18 municípios.

Anfitrião do Seminário de encerramento do ano, o estado de Mato Grosso do Sul, que participa do Soja Plus desde 2013, contou com a participação de 42 municípios. Nesses cinco anos, 542 propriedades com área equivalente a 580 mil hectares de soja receberam visitas técnicas. Foram realizados 25 cursos sobre legislação ambiental.

Na Bahia, as atividades do projeto iniciaram-se em 2014 e envolveram 620 produtores rurais, com visitas a 196 fazendas de nove municípios que somam 503 mil hectares. Em quatro anos foram percorridos cerca de 65 mil quilômetros pela equipe, que realizou 44 cursos e 22 dias de campo.

Em Minas Gerais, o Soja Plus chegou em 2014 e promoveu 11 seminários e workshops, sete dias de campos, seis cursos para universitários e cinco aulas pelo Banco do Brasil sobre linhas de crédito. Já em 2015, com o início da assistência técnica em propriedades rurais no estado, 109 fazendas de 15 municípios foram atendidas pelo programa.

Produtores premiados

O Soja Plus premia todos os anos sojicultores que se destacaram em práticas sustentáveis, econômicas e sociais em suas propriedades.


--Continua depois da publicidade--

Os critérios para a escolha dos vencedores são divididos em dois temas: Legislações Socioambientais e Boas Práticas – como qualidade do ambiente de trabalho, capacitação para aplicação de agrotóxicos e gestão da saúde do funcionário – e Construções Rurais, como alojamento para os colaboradores, área de convivência e depósito de embalagens vazias.

A seguir, os produtores premiados neste ano:

Mato Grosso do Sul

  • Walter Schlatter, Fazenda Nova França, município de Costa Rica
  • Adriano Loeff, Fazenda Santa Therese, de Chapadão do Sul
  • Walter Duch, Fazenda Estrela, também de Chapadão do Sul

Bahia


--Continua depois da publicidade--
  • Moisés Schmidt, Fazenda Orquídeas, da cidade de Barreiras

© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Estrutura esportiva de Lucas do Rio Verde é destaque durante competição de futsal
junho 12, 2021
COPA DO BRASIL DE FUTSAL
Equilibrado, confronto entre G.Santos x Juventude é decidido nos últimos segundos da prorrogação
junho 12, 2021