11.4 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 19 maio, 2022
Publicidade
InícioCENÁRIO AGROSelecionadas 24 cooperativas da Região Nordeste para participar do Programa Brasil Mais...

Selecionadas 24 cooperativas da Região Nordeste para participar do Programa Brasil Mais Cooperativo

Especial para o CenárioMT - Mauricio Picazo Galhardo

COOPERATIVO

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF), divulgou a lista das cooperativas selecionadas no edital de Intercooperação do Programa Brasil Mais Cooperativo. Foram selecionadas 24 cooperativas da Região Nordeste para participarem de atividades e de uma consultoria especializada para alavancarem seus negócios.


--Continua depois da publicidade--

FEIJÃO

A Embrapa obteve a primeira variedade brasileira de feijão carioca resistente ao crestamento bacteriano aureolado (Pseudomonas syringae pv. phaseolicola). Trata-se de uma doença ainda não registrada no país, mas amplamente difundida pelo mundo e presente em países vizinhos como Argentina, Chile, Peru, Colômbia e Venezuela. A variedade foi desenvolvida por meio de melhoramento genético preventivo.

ARROZ

Foram publicadas no Diário Oficial da União as portarias de Nº 374 a 398, com o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), ano-safra 2020/2021, para o cultivo do arroz tropical irrigado por inundação, que foi atualizado e traz como novidade a possibilidade estimar a produtividade do cereal em diferentes regiões do Brasil.


--Continua depois da publicidade--

BR DO MAR

A Câmara dos Deputados aprovou, dia (7), o texto-base do projeto que cria a BR do Mar, um incentivo ao transporte por vias marítimas ou vias navegáveis interiores de cargas entre portos brasileiros, mais conhecido como cabotagem. Aprovada por 324 votos a favor e 114 contra, a proposta libera progressivamente o uso de navios estrangeiros no país sem a obrigação de contratar a construção de unidades em estaleiros locais.

PARANÁ

O faturamento do Sistema Ocepar, organização que reúne as principais cooperativas do Paraná, chegou a R$ 110 bilhões em 2020. O dado foi revelado, durante o 4º Encontro Estadual de Cooperativas Paranaenses. Para se ter uma ideia, o volume de recursos é mais do que o dobro do orçamento público do governo do estado para o ano que vem (R$ 51.6 bilhões).

RECORDE

O 3º Levantamento da safra de grãos 2020/21, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), mantém a tendência de crescimento no que se refere à área plantada e à produção no comparativo com a safra passada. A perspectiva continua sendo de novo recorde, mas houve diminuição frente ao estimado em novembro.

INCLUÍDOS

O abacaxi produzido no Rio de Janeiro é o mais novo integrante da lista dos sete produtos agrícolas com direito a bônus do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) deste mês. O clima quente típico deste período na região acarretou no amadurecimento simultâneo do produto em muitas áreas produtoras, o que levou à maior oferta e queda nos preços.


--Continua depois da publicidade--

NOVO PRESIDENTE

O Conselho da Administração da Companhia Nacional de Abastecimento (Consad) elegeu o administrador José Samuel de Miranda Melo Júnior para a diretoria-executiva. Ele substituirá o engenheiro agrônomo Guilherme Soria Bastos Filho, que presidia a Conab desde fevereiro passado. Bastos integrava a diretoria-executiva da Conab desde 2019.

PRÊMIO

A pesquisadora Mariangela Hungria, da Embrapa Soja, ao lado do cientista chinês Li Jiagyang, é vencedora do prêmio científico TWAS-Lenovo, criado em 2013 pela Academia Mundial de Ciências (The World Academy of Sciences- TWAS) e a Lenovo, empresa chinesa líder mundial em tecnologia.


--Continua depois da publicidade--

TRIGO

A Abitrigo, em parceria com o Trigo Argentino, promoveu, a 15ª edição do Giro do Trigo Abitrigo & Trigo Argentino, que por conta da pandemia, foi promovida de forma online. Foram apresentadas as condições da Safra Argentina 20/21 em Córdoba, Santa Fé, Rosário, Entre Rios, Bahia Blanca e Buenos Aires.

MINISTRA

O Agrocenário 2021, evento organizado pela Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) e pela Corteva, contou com a participação da ministra da Agricultura, Tereza Cristina. A ministra disse: “… é claro que o mundo depois da Covid-19 será um outro mundo. A Europa já vem com demandas especiais porque o seu consumidor quer a rastreabilidade, a sanidade. É uma coisa importantíssima na qual o Brasil tem uma excelência, e nós temos que continuar a trabalhar porque o consumidor exige”, disse a ministra.

* O jornalista Mauricio Picazo Galhardo tem 63 anos, é paulistano. Esteve por dois anos morando no exterior; na República Oriental do Uruguai, República do Paraguai e República Argentina. Em 2013 se interessou pelo setor do agronegócio, e agora tem esta coluna semanal de noticias do agronegócio em geral. Também é o autor do quadrinho semanal Agro-Cartoon, publicado no site: – www.agro-cartoons.blogspot.com.br. Email: mauricio.picazo.[email protected]

Artigoshttps://www.cenariomt.com.br/artigo/
O CenárioMT está sempre aberto a profissionais que desejam dividir seu conhecimento com os leitores por meio da divulgação do seu trabalho em um veículo com credibilidade e conteúdo relevante. Pensando nisso, o CenárioMT estreou um espaços exclusivo para opiniões. Envie seu artigo agora mesmo para o e-mail [email protected]

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Trânsito inicia intervenções em travessias de escolas em Lucas do Rio Verde
maio 18, 2022
Lucas do Rio Verde
Saúde alerta baixa procura na vacinação contra gripe e sarampo por parte dos grupos prioritários
maio 18, 2022
Lucas do Rio Verde
Programa Criança Feliz de Lucas do Rio Verde leva alegria para famílias no mês das mães
maio 18, 2022
Lucas do Rio Verde
Atletas luverdenses integram equipe campeã em torneio nacional de vôlei
maio 18, 2022