A safra 2025/26 de laranja nos estados de São Paulo e no Triângulo Mineiro segue em um cenário mais promissor em comparação ao mesmo período da temporada anterior. Pesquisadores do Cepea atribuem essa melhora ao aumento significativo das chuvas no cinturão citrícola nos últimos três meses de 2024, fator que ajudou a reverter os danos causados pela prolongada estiagem e calor intenso registrados anteriormente.
Nos pomares de sequeiro, a maioria das frutas encontra-se na fase conhecida como “bolinha de pingue-pongue”. No entanto, ainda há falta de uniformidade no desenvolvimento das laranjas, variando entre regiões e talhões. Segundo agentes consultados pelo Cepea, essa diferença é característica da recuperação gradual da safra após o estresse climático.
Apesar do otimismo, a produção da safra 2025/26 ainda está envolta em incertezas. Para garantir uma colheita de alta qualidade, especialmente para a produção de suco, será fundamental que as chuvas se mantenham regulares e em volumes satisfatórios ao longo do primeiro trimestre de 2025.
O atual cenário traz alívio para os citricultores, que enfrentaram grandes desafios na temporada passada. Contudo, a atenção permanece voltada para as condições climáticas, que serão decisivas para consolidar o desenvolvimento pleno das frutas e o desempenho econômico da safra.