18 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 29 julho, 2021
InícioCENÁRIO AGROReunião pode por fim a impasse envolvendo produtores e indústria de abate...

Reunião pode por fim a impasse envolvendo produtores e indústria de abate de frango em Lucas

Cadec aguarda reunião para definir se mantém paralisação no recebimento de frangos para engorda
Por CenárioMT

Uma reunião nesta sexta-feira (18) pode por fim à paralisação de produtores de frango integrados à indústria de abate de frangos em Lucas do Rio Verde. No último dia 7, os produtores anunciaram a suspensão dos alojamentos que recebem pintinhos para engorda, alegando defasagem no preço pago pela indústria. A suspensão ocorreria a partir do dia 14.

Na mesma semana, representantes da indústria se reuniram com produtores. Chegou a ser anunciado entendimento e a retomada dos alojamentos. Entretanto, o impasse prosseguiu e os alojamentos se mantiveram sem receber novas aves.

Os produtores querem a elevação em 8% a 11% os valores pagos pela produção recebida a partir de janeiro. Esse índice equivale a uma diferença retroativa de quase R$ 4 milhões. O reajuste era esperado pelos produtores desde novembro de 2020. Contudo, a revisão dos preços pagos entre janeiro e junho ficou de fora do acordo.

O coordenador da Comissão para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadec) e diretor executivo da Associação de Produtores de Proteína Animal (Appa), Pablo Artifon, espera que a questão seja solucionada hoje.

“Expectativa é que a BRF pague os aumentos que já foram acordados, porém dos lotes abatidos em 2021. Os ajustes de preços são anuais”, lembra Artifon. “Caso hoje se chegue ao acordo, voltam novos alojamentos no dia seguinte”.

Dos cerca de 700 aviários que operam integrados à indústria, localizados em Lucas do Rio Verde, Tapurah e Sorriso, 480 aderiram ao movimento. A previsão é que, até esta sexta-feira, cerca de 1,5 milhão de aves deixariam de ser alojados. Caso a adesão fosse total, seriam 2,25 milhões de frangos a menos para a empresa.

- Publicidade -

Lucas do Rio Verde

VACINAÇÃO CONTRA COVID-19
“Vão ter que esclarecer no MP”, diz secretária sobre pessoas que tomaram dose extra de vacina em Lucas
julho 29, 2021
SAÚDE
Lucas do Rio Verde volta registrar óbito em decorrência da Covid-19
julho 29, 2021