Quais são os impactos da pandemia na vida dos trabalhadores rurais?

Entenda o que muda na vida dos trabalhadores rurais e dentro do setor agrícola com a pandemia do novo coronavírus.

Fonte: CenárioMT

WhatsApp Image 2020 06 25 at 08.55.34

O início inesperado da pandemia causada pelo novo coronavírus atingiu, mesmo que em diferentes níveis, todos os setores da economia. Diante de um cenário tão incerto, trabalhadores rurais devem ficar atentos aos seus direitos e entender que esse pode ser o momento ideal para investir na previdência privada.

Essa é uma boa possibilidade de investimento, principalmente para aqueles que possuem um emprego sazonal, como é característico do trabalho rural. Pois assim garantirão uma renda extra e terão um futuro mais tranquilo, depois que a pandemia estiver controlada.

Por isso, conhecer e pesquisar mais sobre uma previdência privada pode auxiliar qualquer um em momentos de dificuldade econômica como o que enfrentamos agora por causa da crise do novo coronavírus.

Um investimento desse tipo deve ser bem planejado e, quando realizado durante alguns anos, pode render uma aposentadoria tranquila até mesmo em tempos turbulentos.

[Continua depois da Publicidade]

Medidas adotadas

Igual aos outros setores, o segmento rural já iniciou planos de contingência para minimizar os prejuízos. De acordo com dados divulgados pela Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), são os pequenos e médios agricultores que vêm buscando maiores informações sobre como superar os efeitos do Covid-19.

Os agricultores têm procurado a instituição com intuito de encontrar alternativas para enfrentar o novo coronavírus, preservando os negócios e os colaboradores. Os dados do IBGE informam que aproximadamente 15 milhões de brasileiros ocupam cargos relacionados ao setor rural. Assim, essa área é bastante atingida pela crise.

Já que uma parcela importante da população também foi pega de surpresa pelo novo coronavírus. Devido as incertezas, os trabalhadores rurais devem ficar atentos às muitas mudanças que devem ser implementadas no setor daqui para frente.

O futuro do setor rural

Por se tratar de alimentos, o setor rural já conta com um padrão de higienização durante etapas da produção bem maior que outros setores, como o do comércio. Assim, os cuidados em relação a procedimentos sanitários são constantes e costumam estar sob rigorosa vigilância.

Por isso, é de esperar que nessa área, poucas mudanças sejam implementadas, visto que a produção agropecuária brasileira segue as recomendações não só do Ministério da Saúde, como também de organizações internacionais.

Entretanto, modificações na produção devem ser esperadas no futuro. Algumas, inclusive, já foram implementadas visando diminuir o contágio entre os colaboradores.

Dessa forma, alterações nesse viés já estão sendo estudadas. O que mais tem sido recomendado aos produtores e trabalhadores é de que seja mantida a distância necessária entre pessoas, intensificar a higienização das mãos e implementar quaisquer medidas a mais para proteger a equipe.

Intensificação de práticas sanitárias

[Continua depois da Publicidade]

Como dito anteriormente, as normas sanitárias são mais rigorosas em relação à produção agropecuária do que em outros setores. Dessa forma, procedimentos como a limpeza constante de equipamentos e o impedimento de circulação de pessoas não autorizadas em locais sensíveis ao contágio, devem ser  intensificados.

Dessa forma, o trabalhador deverá se adaptar a práticas sanitárias mais constantes e que demandam uma maior atenção, visto que qualquer deslize pode levar a contaminação dele, dos colegas de trabalho e do produto manuseado.

Também são esperados maiores cuidados com a propriedade rural como um todo, fiscalizando e higienizando da maneira correta todos os veículos que precisam entrar na mesma.

Além disso, não é mais recomendável que animais de uma propriedade tenham contato com os de outra, visto que esse tipo de ação pode levar a uma contaminação dos trabalhadores rurais em contato direto com os animais.

Manutenção das atividades agrícolas

Com a chegada do novo coronavírus e diante do aumento do número de casos no Brasil, uma grande preocupação tomou conta do setor rural. Entretanto, de acordo com o decreto 10.282 de 20 de março de 2020, a cadeia produtiva de alimentos e bebidas foi taxada como atividade essencial, evitando a parada completa das atividades.

Apesar do momento atual, esse é um cenário positivo para todos aqueles que trabalham no setor e dependem dessa renda. Segundo o Ministério da Agricultura, produtores de diferentes cadeias já estão sendo ouvidos para que um panorama real da situação atual possa ser montado, a partir dos relatos de cada um.

Dessa forma, o governo poderá elaborar políticas de ajuda aos produtores e trabalhadores rurais brasileiros no futuro próximo.