21.5 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 24 outubro, 2021
InícioCENÁRIO AGROPrograma Rios+Limpos retira toneladas de resíduos sólidos do Rio Cuiabá e Baías...

Programa Rios+Limpos retira toneladas de resíduos sólidos do Rio Cuiabá e Baías do Chacororé e Siá Mariana

As ações aconteceram durante 3 dias em Cuiabá, Várzea Grande e Barão de Melgaço na semana em que se celebrou o Dia Mundial da Limpeza
Por CenárioMT

O Programa Rios+Limpos recolheu toneladas de resíduos sólidos das margens e das águas do Rio Cuiabá e das Baías do Chacororé e Siá Mariana. O programa do Ministério do Meio Ambiente, que tem o Governo de Mato Grosso como parceiro, foi lançado nacionalmente em Várzea Grande na quinta-feira (16.09).

Na sexta-feira (17) a limpeza foi realizada em Siá Mariana e Chacororé, importantes Baías do Pantanal mato-grossense e grandes polos turístico da região de Barão de Melgaço. No local, foram retiradas mais de 10 toneladas de lixos em 5 horas de operação. Entre os produtos retirados estavam eletrodomésticos, resíduos de construção, lâmpadas e embalagens.


--Continua depois da publicidade--

As ações de limpeza terminaram no sábado, dia 18, nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande. “Articulação do Governo Federal com o Governo do Estado, prefeituras, comunidades locais, entidades parceiras e voluntários que dará mais qualidade de vida e saúde para a população e também maior proteção ao meio ambiente”, destacou o secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França.

Com o objetivo de engajar as pessoas e conscientizar sobre a importância de fazer o descarte adequado dos resíduos sólidos, o programa de agenda ambiental urbana visa fomentar ações de despoluição dos rios, lagos, lagoas e praias fluviais. O projeto incentiva o cidadão não jogar o lixo em local que possa trazer impacto ao meio ambiente, descartar de forma correta e separar o reciclável do orgânico.

A secretária de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, agradeceu ao apoio dos voluntários que ajudaram a limpar os rios nos três dias de ação no estado. “Recebemos o Governo Federal em Mato Grosso para esta importante ação. Chamo toda a população a se engajar junto conosco neste programa para tornar os rios brasileiros mais limpos. O respeito ao nosso Pantanal, nosso rio Cuiabá e todos nossos rios vai fazer a diferença para as pessoas”.

No município de Barão de Melgaço o programa envolveu 15 comunidades ribeirinhas com 700 famílias. O presidente da Associação de moradores de Barão de Melgaço, Domingos Oliveira, afirmou que a limpeza vai beneficiar pescadores, ribeirinhos e a natureza. “É uma maneira de preservar os rios e os peixes, que é uma preocupação muito grande para o ribeirinho que sobrevive destas águas. Precisa de bom senso da população e de mais ações como esta do governo”.


--Continua depois da publicidade--

Estado Pioneiro

A escolha de Cuiabá e Várzea Grande para serem centros do lançamento do programa está na conexão que estas cidades têm com o rio Cuiabá e pelo fato do estado englobar o Pantanal. A época do ano foi propicia pelo fato dos rios estarem mais baixos, devido ao período de seca.

O programa também foi escolhido para ter início em uma data simbólica, na semana em que se celebra o dia mundial da limpeza, uma movimentação de mais de 180 países e mais de 50 milhões de pessoas engajadas e envolvidas na limpeza de áreas urbanas, dos rios e de cursos d’aguas.

 

© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!

Redes sociais

107,342FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,068SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
PRIMEIRA DOSE: Lucas do Rio Verde faz repescagem da vacinação contra a Covid-19 para pessoas com 18 anos completos ou mais
outubro 24, 2021
Lucas do Rio Verde
Atletas de Lucas do Rio Verde conquistam pódios em Campeonato Estadual de BMX
outubro 24, 2021
Lucas do Rio Verde
Mais de 2.100 adolescentes são imunizados contra a Covid-19 em Lucas do Rio Verde
outubro 24, 2021
Lucas do Rio Verde
McDia Feliz em Lucas do Rio Verde arrecada R$ 35 mil para ajudar entidades de tratamento contra o câncer
outubro 24, 2021