29.4 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 18 agosto, 2022
Publicidade
InícioCENÁRIO AGROPrograma ajudará na preservação de unidades de conservação

Programa ajudará na preservação de unidades de conservação

Pessoas e empresas nacionais ou estrangeiras poderão contribuir com a proteção legal do meio ambiente
Texto por CenarioMT

O Programa Adote um Parque foi lançado, ontem, terça-feira (9), pelo Governo Federal. A iniciativa busca atrair recursos para custear a conservação e manutenção das unidades de conservação federais de todo o país. Nesta primeira fase, o programa beneficiará 132 parques da Amazônia Legal, o que representa cerca de 15% do território de toda a Amazônia. O Brasil possui, atualmente, segundo o Ministério do Meio Ambiente, 334 unidades de conservação federais, várias delas com potencial turístico.

Com a ação, pessoas e empresas nacionais ou estrangeiras poderão contribuir com a proteção legal do meio ambiente. “Esse programa simboliza a aproximação do setor privado que, de maneira correta, vem manifestando o seu interesse em contribuir para a preservação da Amazônia e do meio ambiente em geral. O programa Adote um Parque se destina a todas as unidades de conservação federais no Brasil”, explicou o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.


--Continua depois da publicidade--

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, ao adotar um parque, o interessado se compromete, por um período de um ano, a pagar R$ 50 ou dez euros por hectare de terra. A área desses parques varia entre 2.574 e 3.865.172 hectares, permitindo diferentes níveis de investimentos. Esses recursos serão aplicados, por exemplo, em ações de combate a incêndios, desmatamentos e também em recuperação de áreas degradadas, reconstrução de cercas e pontes.

Quem já adotou o programa

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, anunciou que a primeira empresa a adotar uma unidade de conservação na Amazônia, por meio do programa, foi o Carrefour. A rede de supermercados adotará o parque Resex do Lago do Cuniã, em Rondônia. A unidade, que tem 75,87 mil hectares, receberá R$ 3,7 milhões de investimento.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, os interessados em participar do programa Adote um Parque serão reconhecidos como Parceiros da Amazônia e firmarão o Termo de Doação com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

As doações são enviadas pelo doador diretamente às Unidades de Conservação, gerando transparência total e a garantia de que os serviços e produtos repassados de fato chegarão ao local.


--Continua depois da publicidade--
Gustavo Praiado
Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

CINEMA NA PRAÇA
Filme produzido em Lucas e que aborda violência doméstica será exibido hoje no Seiti Fujii
agosto 18, 2022
REFORÇADO
Luverdense segue anunciando reforços visando disputa da Copa FMF
agosto 18, 2022
Lucas do Rio Verde
Cras promove Balcão de Empregos em parceria com o Sine em Lucas do Rio Verde
agosto 17, 2022
Lucas do Rio Verde
Lucas do Rio Verde: Proposta de inovação é apresentada a prefeito e equipe de secretários durante reunião
agosto 17, 2022