27.7 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 02 dezembro, 2021
InícioCENÁRIO AGROProdução agrícola na próxima safra deve chegar a 290 milhões de toneladas

Produção agrícola na próxima safra deve chegar a 290 milhões de toneladas

Estimativa da Conab é de que a área cultivada chegue a 71,8 milhões de hectares, crescimento de 4,1% em relação à safra passada
Por CenarioMT

A produção agrícola brasileira deve chegar a 289,8 milhões de toneladas na safra 2021/2022, um aumento de 14,7% em relação à safra anterior. A estimativa está no 2º Levantamento da Safra de Grãos 2021/2022, divulgado na manhã desta quinta-feira (11/11) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Com relação à área total cultivada, a estimativa para esta safra é de 71,8 milhões de hectares, um crescimento de 4,1% em relação à safra passada. Essa projeção inclui as culturas de primeira safra, semeadas entre agosto e dezembro deste ano, as de segunda safra, que vão ser plantadas entre janeiro e abril de 2022, e as culturas de terceira safra, semeadas entre meados de abril e junho do próximo ano. “Nós, aqui na Conab, tentamos e fazemos um aprimoramento das nossas metodologias, na acurácia dos dados, para passar de forma verdadeira, de forma real, o que pode contribuir com esses dados para a produção real de grãos para o país e para o mundo”, destacou o diretor-presidente da Conab, Guilherme Augusto Sanches Ribeiro.


--Continua depois da publicidade--

Culturas

Um dos destaques é o aumento na produção de soja, com crescimento de 3,5% na área a ser cultivada e estimativa de produção de 142 milhões de toneladas, o que mantém o país como o maior produtor e exportador mundial desse cereal.

Já a produção de milho, que foi severamente afetada por questões climáticas na safra anterior, deve registrar um volume de produção de 116,7 milhões de toneladas, aumento de 2,5% na área a ser cultivada na primeira safra.

Outro produto que registrou expansão da área semeada é o algodão, que vai ocupar uma área de 1,49 milhão de hectares, ampliação de 9,3%. A estimativa de produção é de 2,65 milhões de toneladas de pluma.

O boletim da Conab apresenta ainda crescimento de 0,3% na área a ser semeada de arroz e previsão de colheita de 11,5 milhões de toneladas. Já o feijão, a estimativa é que a produção total seja de 3,1 milhões de toneladas nas três safras.


--Continua depois da publicidade--

No caso do trigo, a safra 2021 ainda está sendo colhida, com um volume de produção previsto atualmente em 7,68 milhões de toneladas.

Análise Climática

Segundo a Conab, outubro registrou elevados volumes de chuva chegando a ultrapassar a média em diversas localidades nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, o que favorece o plantio. Cerca de 67% da safra 2021/2022 já está semeada. “Neste ano, as lavouras já estão seguindo seu calendário escalonado, diferente do atraso que ocorreu ano passado”, ressalta a superintendente de Informações da Agropecuária da Conab, Candice Santos.

Exportação

A previsão da Conab é de que 84,42 milhões de toneladas de soja da safra 2021/2022 sejam vendidas no mercado internacional, aumento de 3,58% em relação a 2020. Já para o algodão, a estimativa é de que 2,1 milhões de toneladas da fibra seja exportada.

Para o milho, foi reduzida a estimativa de 20 milhões de toneladas exportadas para o ano safra, que vai de fevereiro de 2021 a janeiro de 2022.

Preços

Em relação aos preços recebidos pelos produtores, o levantamento realizado pela Conab registrou as seguintes oscilações no mês de outubro, em comparação com o mês de setembro: diminuição de 4,4% nas cotações do arroz no RS; de 6,04% no feijão cores em SP; de 6,63% no feijão preto no PR; de 3,04% no milho no PR; redução de 0,51% no preço do trigo no PR; e ainda de 3% para a soja em MT. Por outro lado, as elevações de preços para os produtores foram de 0,92% na soja do PR, de 2,8% do milho no MT e de 10,98% nos preços do algodão em MT.

Boletim

Este é o 2º Levantamento da Safra de Grãos 2021/2022, realizado entre os dias 17 e 23 de outubro. Ao todo, são 12 levantamentos divulgados mensalmente pela Conab. O boletim traz o monitoramento das condições de desenvolvimento das principais culturas do país: algodão, amendoim, arroz, aveia, canola, centeio, cevada, feijão, girassol, mamona, milho, soja, sorgo, trigo e triticale. A soja e o milho correspondem a 90% da produção agrícola brasileira.

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Redes sociais

107,350FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,096SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Descarte incorreto: entulhos de construção civil são encontrados em contentor de lixo
dezembro 02, 2021
Lucas do Rio Verde
Campanha Dezembro Vermelho alerta para diagnóstico e tratamento precoce da Aids e outras ISTs
dezembro 02, 2021
Lucas do Rio Verde
Grupo Santos e Fut Girls conquistam título da Copa Rio Verde de Futsal
dezembro 02, 2021
Lucas do Rio Verde
Alunos da Escola Municipal Cecília Meireles realizam Cantata de Natal
dezembro 02, 2021