37.9 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 20 setembro, 2021
InícioCENÁRIO AGROPrimeiras chuvas em MT podem coincidir com o fim do vazio sanitário...

Primeiras chuvas em MT podem coincidir com o fim do vazio sanitário da soja

Previsão é do meteorologista Luiz Carlos Molion e foi apresentada durante palestra sobre perspectivas climáticas para safra 2021/22
Por CenárioMT

As primeiras chuvas em Mato Grosso devem iniciar na primeira quinzena de setembro. O período deve coincidir com o fim do vazio sanitário da soja. De 15 de julho a 15 de setembro, as áreas de plantio de soja devem ficar livres de plantas vivas de soja, cultivadas ou guaxas (germinação voluntária). A previsão do início do período chuvoso é do meteorologista Luiz Carlos Molion. Ele participou esta semana do 1º Simpósio Técnico realizado pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT).

Professor e pesquisador da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Molion estima que haverá excesso de chuva para a safra 2021/2022. “(Acontecerá) entre outubro a dezembro em Mato Grosso, onde o volume de chuva estará em torno de 700 a 750 milímetros no acumulado, o clima deve ser muito propício”, declarou.


--Continua depois da publicidade--

Segundo dados apresentados no simpósio, a média de água considerada para uma boa safra é cerca de 600 milímetros. Contudo, a preocupação é que se chover muito, entre janeiro a março de 2022, pode ocorrer atraso da colheita e, assim, prejudicar a safrinha. “Se chover muito no primeiro trimestre do ano que vem pode prejudicar a colheita, mas, chuva posso garantir,  não vai faltar”, assegurou Molion.

De acordo com meteorologista, os mapas avaliados este mês mostram que o oceano Atlântico está aquecido e ele é uma grande fonte de umidade concentrada que pode ser convertida em chuva em Mato Grosso e na Amazônia como um todo.

Debate importante

A engenheira agrônoma e gerente de Defesa Agrícola da Aprosoja-MT, Jerusa Rech, valorizou as temáticas debatidas no Simpósio Técnico. Ela destaca que os temas são essenciais para orientar os produtores acerca das condições climáticas. “No decorrer da safra o clima afeta diretamente a questão de pragas e ocorrências de doenças, que são fatores determinantes para uma boa condução no plantio”.

Celso Ferreira Neryhttps://www.cenariomt.com.br
É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.

Redes sociais

107,330FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,037SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

SOB NOVA DIREÇÃO
Novo coordenador da Guarda Municipal é apresentado durante sessão da Câmara
setembro 20, 2021
SEGURANÇA
Policia procura por homem que esfaqueou amigo em Lucas do Rio Verde
setembro 20, 2021
DIA DO GAÚCHO
“É importante manter nossa tradição para as próximas gerações”, diz patrão do CTG de Lucas
setembro 20, 2021
Lucas do Rio Verde
Bairro Jaime Seiti Fujii recebe revitalização da sinalização viária
setembro 19, 2021