Após quase dois meses de queda, os preços do óleo de soja voltaram a apresentar alta no Brasil. De acordo com o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), o movimento está ligado às expectativas de aumento da demanda interna para a produção de biodiesel.
O cenário otimista no setor foi impulsionado pela recente decisão do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que aprovou a elevação da mistura obrigatória do biodiesel ao óleo diesel. A proporção, que atualmente é de 14% (B14), passará para 15% (B15) entre agosto de 2025 e fevereiro de 2026. A partir de março do próximo ano, a mistura poderá alcançar 16% (B16), segundo cronograma previsto.
Pesquisadores do Cepea lembram que esse avanço era inicialmente esperado para ocorrer ainda em março deste ano. O adiamento da medida foi um dos principais motivos para a pressão sobre os preços internos do óleo de soja no primeiro trimestre. Agora, com a confirmação do aumento na mistura, o setor volta a registrar valorização no mercado nacional.