Os preços do feijão continuam em queda na maioria das regiões acompanhadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). De acordo com o órgão, o recuo é resultado de uma maior oferta de grãos com qualidade comprometida pelas chuvas intensas no Sul e Sudeste do país.
Além das condições climáticas adversas, a demanda segue retraída, um comportamento típico neste período que antecede as festas de final de ano, quando o consumo de feijão costuma diminuir.
No Paraná, estado de grande relevância para a produção nacional, a colheita avança lentamente, enquanto agentes do setor mostram preocupação com os possíveis impactos negativos das chuvas sobre as lavouras em fase final de ciclo.
A combinação de oferta elevada e qualidade inferior, somada à redução no consumo, continua pressionando as cotações, trazendo incertezas para produtores que já enfrentam desafios com o clima desfavorável.