Poder de compra do suinocultor paulista avança por sete semanas seguidas, aponta Cepea

Fonte: CenarioMT

suino pequeno

O poder de compra do suinocultor paulista frente aos principais insumos da atividade – milho e farelo de soja – segue em trajetória positiva e já acumula sete semanas consecutivas de avanço, conforme apontam os mais recentes levantamentos do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada).

O cenário favorável é resultado da queda nos preços dos insumos, principalmente milho e farelo, aliados à valorização do suíno vivo. Essa combinação tem ampliado as margens dos produtores em São Paulo, que tradicionalmente enfrentam custos elevados na atividade.

Segundo pesquisadores do Cepea, o aumento no valor pago pelo animal está atrelado à demanda aquecida nas primeiras semanas do mês, um comportamento típico do consumidor nesse período. Temperaturas mais amenas, aliadas às festividades sazonais, também têm reforçado a procura pela carne suína, favorecendo o mercado.

Além disso, a oferta interna mais enxuta contribui para a sustentação e até elevação das cotações, consolidando um momento de maior alívio para o setor, que vinha pressionado por custos elevados e remuneração instável nos últimos meses.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista, DRT: 0001781-MT