Plantio segue como prioridade e preços da mandioca permanecem estáveis

Fonte: CenarioMT

mandioca 1

A comercialização da mandioca tem sido limitada em diversas regiões do país, já que a maioria dos produtores permanece focada nas atividades de plantio, segundo pesquisadores do Cepea. Apesar disso, alguns agricultores têm optado por entregar maiores volumes da raiz para o processamento, com o objetivo de liberar áreas cultiváveis ou obter capital imediato.

Esse equilíbrio entre oferta e demanda tem mantido os preços praticamente estáveis. Levantamento do Cepea aponta que o valor médio nominal a prazo da tonelada de mandioca posta fecularia registrou leve recuo de 0,31% na última semana, cotado a R$ 553,44 — o equivalente a R$ 0,9625 por grama de amido. Já a média parcial de maio permanece praticamente inalterada em relação à verificada no mês anterior.

A estabilidade no mercado da mandioca reflete um cenário momentaneamente equilibrado entre os volumes colhidos e o ritmo de processamento pelas fecularias, em meio a um período típico de menor oferta devido à priorização do plantio.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista | DRT: 0001781-MT