26.9 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 21 janeiro, 2022
Publicidade
InícioCENÁRIO AGROPlantio de soja em Mato Grosso apresenta retomada

Plantio de soja em Mato Grosso apresenta retomada

Por CenárioMT

A indústria e os produtores de soja do Estado de Mato Grosso estão otimistas com as previsões de colheita para a safra 2021/2022. De acordo com Perci Henrique Smaniotto, diretor executivo do grupo PS Agro, que tem fazendas nos municípios de Tabaporã e Sorriso, as expectativas são de uma boa colheita em janeiro e fevereiro. “Agora tudo está correndo de modo favorável. A chuva chegou no tempo e volume certos. Se continuarmos assim, a colheita vai ser acima da média”, avalia. A expectativa do produtor é colher cerca de 82 mil toneladas de soja. Para a fase da colheita, Smaniotto também prevê a contratação de safristas temporários.

As previsões de Smaniotto são as mesmas da indústria de agronegócio. No município de Rondonópolis, onde a ADM tem uma das maiores plantas do Brasil, o gerente regional Lucio Lemos compartilha o mesmo otimismo. “Se tudo se confirmar, teremos geração de emprego na região”, revela o executivo que tem a expectativa de contratar mais gente a partir de dezembro. Na unidade de Rondonópolis, a ADM faz o esmagamento, o refino, o envase de três marcas de óleo de cozinha, além de produção de biodiesel. A planta tem capacidade de processar 6.500 toneladas/dia de soja – 2 milhões de toneladas de soja/ano. Segundo o gerente, a colheita tem início previsto para a primeira semana de janeiro, porém alguns produtores já devem colher no final de dezembro. Os trabalhadores temporários irão trabalhar na recepção, padronização, armazenamento e expedição.


--Continua depois da publicidade--

As vagas temporárias estão abertas em mais vários municípios onde a ADM tem atuação no estado de Mato Grosso: Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, entre outras. Não há requisito obrigatório, mas a experiência como safrista é desejável. Todos os colaboradores contratados temporariamente farão treinamentos para desenvolver a habilidade específicas, principalmente aquelas que são obrigatórias por leis, como a NR 33 (trabalho confinado) e NR 35 (trabalho em altura). O número de vagas deve chegar a 380 colaboradores.  Os interessados podem mandar o currículo para [email protected] A média salarial é em torno de R$ 1.500,00.

A unidade de Rondonópolis da ADM recebe soja de vários produtores do Mato Grosso. A localização e logística é favorecida pela rodovia 165, uma importante via de escoamento da produção que corta o estado de Norte a Sul. No Mato Grosso, a empresa é também proprietária de silos de armazenamento, espalhados em mais de 10 municípios.

© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!

Publicidade

Redes sociais

107,370FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,127SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

NATAL ACILVE
Acilve encerra promoção de natal com sorteio de prêmios: ganhadores todos de Lucas do Rio Verde
janeiro 21, 2022
Lucas do Rio Verde
Gestores e coordenadores da Rede Municipal foram empossados nesta sexta-feira (21) em Lucas do Rio Verde
janeiro 21, 2022
Lucas do Rio Verde
‘Férias na Biblioteca’ inicia ações do ano com oficinas da Secretaria de Cultura em Lucas do Rio Verde
janeiro 21, 2022
ACOMPANHAMENTO
Covid-19: Miguel Vaz diz que situação está sendo atentamente monitorada, mas não descarta medidas rígidas
janeiro 21, 2022