26.9 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 21 janeiro, 2022
Publicidade
InícioCENÁRIO AGROOito cidades de Minas têm ação ambiental simultânea

Oito cidades de Minas têm ação ambiental simultânea

Participarão do mutirão de hoje grupos de escoteiros e de ciclistas, mergulhadores e estudantes das escolas municipais, além de representantes do poder público.
Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A empresa Furnas, subsidiária da Eletrobras, promove hoje (4), em oito municípios mineiros, vizinhos ao Lago de Furnas, ação ambiental simultânea envolvendo mutirão de limpeza e reflorestamento, com o plantio de mudas de espécies nativas do Cerrado e Mata Atlântica.

A ação lembra o Dia Internacional do Voluntariado, comemorado em 5 de dezembro, e será na área do lago, que tem importância fundamental para Minas Gerais e para o país em termos de geração de energia elétrica.


--Continua depois da publicidade--

Realizada em parceria com a Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago) e o Instituto EcoFaxina, a iniciativa vai reunir mil voluntários nas cidades de Alfenas, Três Pontas, Boa Esperança, Cristais, Guapé, Capitólio, São José da Barra e São João Batista do Glória. Participarão do mutirão grupos de escoteiros e de ciclistas, mergulhadores e estudantes das escolas municipais, além de representantes do poder público.

De acordo com a assessoria de imprensa de Furnas, a ação faz parte do projeto Intervenção Ambiental para Recuperação das Águas (Iara), cuja meta é realizar a limpeza e a recuperação de rios e córregos que atravessam as unidades de operação da companhia espalhadas pelo Brasil.

O presidente de Furnas, Clovis Torres, informou que a empresa mantém atuação permanente com os moradores em suas áreas de abrangência. “Promovemos o desenvolvimento sustentável das comunidades em que Furnas está inserida, atuando em parceria com o poder público e a sociedade local para promover a recuperação e realizar a limpeza de rios e córregos que atravessam as unidades de operação”, afirmou.

A expectativa é coletar 600 quilos de lixo durante a iniciativa. Os resíduos sólidos recolhidos serão destinados às cooperativas de catadores que vão separar o que pode ser reciclado e dar destino adequado ao material que não for possível reaproveitar.


--Continua depois da publicidade--

Expansão

Minas Gerais é o segundo estado a receber atividades do projeto Iara, depois do Rio de Janeiro. A ideia é ampliar o projeto para outros estados.

O programa reforça o compromisso de Furnas em apoiar ações que coloquem em prática o cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), respeitando as necessidades e características dos locais onde a empresa atua. O Iara está ligado aos ODSs 10 (Reducão das Desigualdades), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e 15 (Vida Terrestre).

O secretário executivo da Alago, Fausto Costa, destacou que a parceria entre a associação e Furnas é fundamental para o desenvolvimento de quaisquer ações que possam trazer benefícios econômicos, sociais e ambientais para a população dos municípios do entorno do Lago de Furnas.

Ele disse, ainda,  que o projeto Iara “é mais uma ação conjunta de preservação da natureza e, em especial, de conscientização de pessoas para a importância de não descartar objetos poluentes na natureza”.

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Publicidade

Redes sociais

107,370FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,127SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

NATAL ACILVE
Acilve encerra promoção de natal com sorteio de prêmios: ganhadores todos de Lucas do Rio Verde
janeiro 21, 2022
Lucas do Rio Verde
Gestores e coordenadores da Rede Municipal foram empossados nesta sexta-feira (21) em Lucas do Rio Verde
janeiro 21, 2022
Lucas do Rio Verde
‘Férias na Biblioteca’ inicia ações do ano com oficinas da Secretaria de Cultura em Lucas do Rio Verde
janeiro 21, 2022
ACOMPANHAMENTO
Covid-19: Miguel Vaz diz que situação está sendo atentamente monitorada, mas não descarta medidas rígidas
janeiro 21, 2022