23.4 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 16 maio, 2022
Publicidade
InícioCENÁRIO AGRONuvem de gafanhotos causa prejuízos em propriedade rural de Mato Grosso

Nuvem de gafanhotos causa prejuízos em propriedade rural de Mato Grosso

CenárioMT

Uma nuvem de gafanhotos atingiu uma propriedade rural localizada no município de Proxoréu (MT). Devido à intensidade do ataque dos insetos, técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) tiveram que auxiliar o dono da lavoura, que teve perdas em alguns pomares por conta dos gafanhotos, que estavam se aproximando de lavouras de milho em propriedades vizinhas.

Nuvem de gafanhotos

A nuvem já devastou o pomar e avançava para o milharal e propriedades vizinhas.


--Continua depois da publicidade--

Os técnicos da Empaer Fernando Thiago Alves de Oliveira Xavier e Lazaro Franco, junto com o secretário José Nilton Pereira dos Santos e a vereadora Sônia Borges de Moraes, foram até a propriedade do agricultor Almiro Franco, 83 anos, na terça-feira (04.01). Foi confirmada a intensidade dos ataques dos insetos que consumiram toda a vegetação do local.

A propriedade está localizada no Distrito de Alto Coité, a 10 km de Poxoréu e 30 km de Primavera do Leste. Há cinco dias, o produtor percebeu a praga em seu pomar e que avançava para a lavoura do milho. O técnico Fernando Thiago explica que foram recomendadas para o produtor duas opções: o controle químico ou os inseticidas biológicos.

Produtor Almiro com a equipe técnica da Empaer, o secretário e a vereadora (Foto Empaer)

“Uma aplicação aérea com controle químico afetaria as áreas vizinhas por estarem próxima das casas do Distrito. Tem ainda a opção do uso do jato dirigido com bombas motorizadas atingindo a parte mais baixa e que diminui a incidência com a aplicação dos inseticidas biológicos à base de beauveria bassiana ou metarhizium anisopliae. Nesse caso, o processo é mais lento por ser biológico e não atingir os insetos mais desenvolvidos”.


--Continua depois da publicidade--

Segundo Fernando, a equipe está empenhada em ajudar o produtor na melhor maneira para controlar a praga. “Já percebemos que os insetos estão seguindo para as propriedades vizinhas e a incidência será maior assim que perceberem o fim da vegetação e buscando mais alimento”.

Nuvem de gafanhotos destruiu vegetação em propriedade rural (Foto: Empaer)

O secretário de Desenvolvimento, Agricultura e Meio Ambiente, José Nilton Pereira dos Santos, disse que é a primeira vez que a cidade registrou uma infestação de gafanhoto. “Logo que recebemos a informação, fomos à propriedade e confirmamos o ocorrido. Já entramos em contato também com uma equipe do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea) para auxiliar em orientações. Percebemos que a nuvem segue para as propriedades vizinhas do senhor Almiro”.

O produtor conta que ficou desesperado e sem saber o que fazer. “Eles já comeram toda folhagem das mangueiras, goiabeiras e dos cajueiros. É desolador ver 15 anos de trabalho e dedicação desaparecer em horas. Agora começaram na lavoura do milho. Aqui, é a primeira vez que isso acontece”.

Almiro destaca que logo que buscou orientação foi atendido. “Entrei em contato com a Secretaria de Desenvolvimento, Agricultura e Meio Ambiente e a Empaer e fiquei aliviado quando a equipe esteve na propriedade e garantiu que irá buscar uma solução para o meu problema”.

Folhagens dos cajueiros foram consumidas pelos gafanhotos. Foto: Empaer

 

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

RESPONSABILIDADE NO TRÂNSITO
Prefeitura de Lucas do Rio Verde divulga sequência de ações programadas para o Maio Amarelo
maio 16, 2022
JETON DE PRESENÇA
Câmara reprova projeto que criava remuneração a membros de comissão e conselhos do Previlucas
maio 16, 2022
Lucas do Rio Verde
Assistência Social e Senac concluem mais quatro capacitações para população luverdenses
maio 16, 2022
ACIDENTE NO TRÂNSITO
Jovem morre após grave acidente em Lucas do Rio Verde
maio 16, 2022